Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: expectativas e possibilidades
Visualizar/ Abrir
Data
2022-09-30Autor
Kupske, Pedro Henrique da Rosa
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A Educação Física enquanto componente curricular, tem como estimativa básica construir
conhecimento sobre a cultura corporal, capacitando o aluno para a regulação, comunicação e
transformação em relação ao meio em que vive, colaborando para a formação do sentido de ser
humano. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo trazer materiais pertinentes
acerca dos diferentes tipos de atividades utilizadas nas aulas de Educação Física nos Anos
Iniciais do Ensino Fundamental, a fim de analisar e discutir a eficácia dessas atividades, bem
como apresentar a documentação e legislação que rege a atuação dos profissionais da área. A
pesquisa caracteriza-se como Diagnóstico/Exploratória, onde utilizou-se livros e plataformas
online sendo elas: Scielo, PubMed, Lilacs, MedLine, entre o período de tempo de 2012 a 2022,
na linguagem Português e Inglês, para embasamento teórico. Neste contexto, o trabalho vem de
encontro a estes aspectos ressaltando a importância da Educação Física Escolar nos Anos
Iniciais e principalmente sugestionando atividades para que os professores possam aplicar em
suas aulas, através disso acreditamos que este documento possa auxiliar Professores de
Educação Física das escolas, contribuindo com a formação educacional de seus alunos.
Percebemos a importância do professor de Educação Física para ministrar as aulas dos anos
iniciais do Ensino Fundamental, pois é através de um planejamento de conteúdos adequado
para cada ano do ensino, juntamente com uma sequência pedagógica que é possível promover
práticas que estarão presente por toda vida escolar do aluno.
Coleções
- Educação Física Escolar [200]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: