Políticas e práticas de organização curricular da alfabetização na pandemia: estudo de uma experiência inédita
View/ Open
Date
2022-10-31Primeiro membro da banca
Souza, Elaine Constant Pereira de
Segundo membro da banca
Antunes, Helenise Sangoi
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta dissertação, do Curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pósgraduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Linha de Pesquisa
Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, aborda a temática: políticas e
práticas de alfabetização e letramento no Ensino Fundamental. Teve por objetivo
geral compreender a organização curricular adotada para o desenvolvimento das
práticas de alfabetização dos anos iniciais do ensino fundamental em um contexto
de pandemia e, por objetivos específicos, priorizou: refletir sobre as políticas
curriculares para a organização do ensino remoto da alfabetização dos iniciais do
ensino fundamental; analisar a reorganização curricular e o desenvolvimento das
práticas pedagógicas de alfabetização dos iniciais do ensino fundamental por meio
do ensino remoto; problematizar a relação da formação docente com a qualificação
das práticas dos professores alfabetizadores dos iniciais do ensino fundamental
durante a pandemia; identificar as estratégias de ensino-aprendizagem remotas que
contemplaram o planejamento docente dos alfabetização dos iniciais do ensino
fundamental. A metodologia utiliza uma abordagem qualitativa do tipo estudo de
caso, com análise documental e diário de campo. Como instrumento de coleta de
dados também se utilizou de questionário misto com professores do ciclo de
alfabetização. Para a análise dos dados foram formuladas categorias e adotou-se a
análise de conteúdo para interpretar seus sentidos e significados. O referencial
teórico dialoga com os pressupostos de autores como Bowe e Ball (1992), Ferreiro
(2010), Morais (2019), Mortatti (2010), Marzolla (2003), Sacristán (2010) entre
outros, que contribuirão para as reflexões e discussões. O que se pode considerar a
partir das respostas das professoras colaboradoras da pesquisa que a organização
curricular adotada foi o que se denominou localmente de Currículo Emergencial, que
pode ser considerada como uma política curricular municipal, formulada
coletivamente pelas professoras e professores da rede municipal de ensino e pela
Secretária Municipal de Educação, com o intuito de dar conta do novo cenário
pandêmico. O produto técnico/educacional idealizado é a produção de um plano de
formação continuada que poderá contribuir para com a reflexão docente e registrará
o processo vivenciado em uma escola da rede básica. Espera-se com esta
pesquisa, produzir reflexões e qualificar as práticas de professoras alfabetizadoras,
de modo a construir e consolidar conhecimentos a respeito do campo da
alfabetização.
Collections
The following license files are associated with this item: