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dc.creatorSilva, Aline Russo da
dc.date.accessioned2022-12-30T13:10:27Z
dc.date.available2022-12-30T13:10:27Z
dc.date.issued2022-10-10
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27433
dc.description.abstractWhen researching the topic of productive-creative High Skills/Giftedness (HS/G), an increasing number of studies is noticeable, as well as a growing number of identified students at the Census data. But these numbers do not match the statistics observed by researchers in the area (Virgolim, 2019 and Fleith, 2007), who estimate a percentage of up to 15% of a population with HS/G behavior. The adolescent with High Skills/Giftedness behaviors is still invisible within schools and society, even more when referring to the productive-creative profile, due to its specific characteristics. In that sense, the research aimed to understand the existing relationships between the selfconcept and the school experiences of the productive-creative High Skills/Giftedness adolescents. The research is exploratory qualitative, and an instrument named Pedagogical Inventory of Self-concept for HS/G Adolescents was created for its development, which became the product of the research and is an important tool in the investigation of self-concept and the relationships between their school trajectories and self-concept. Five adolescents with the previously mentioned profile participated in the research, four collections were carried out in person and one virtually. The data analysis was based on the assumptions of the Discourse Analysis, especially the one of interdiscourse (ORLANDI, 2020). With the investigation, it was possible to verify the importance of the school space in building the HS/G adolescent's self-concept and the relevance of monitoring these subjects in the Specialized Educational Service, in the sense of building or strengthening the positive self-concept to work with the HS/G specificities. It is important to emphasize that training teachers with this sensitive view of adolescents with High Skills/Giftedness, especially the productive-creative ones, is urgent, so that they can be understood and understand themselves better in the sense of building a positive self-concept.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectAltas habilidades/superdotaçãopor
dc.subjectProdutivo-criativopor
dc.subjectAdolescentepor
dc.subjectAutoconceitopor
dc.subjectHigh skills/giftednesseng
dc.subjectProductive-creativeeng
dc.subjectAdolescenteng
dc.subjectSelf-concepteng
dc.titleAdolescentes com altas habilidades/superdotação do tipo produtivo-criativo: diálogos entre o autoconceito e a trajetória escolarpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAo pesquisar a temática das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) do tipo produtivo-criativo, depara-se com um número crescente de estudos, assim como quando observa-se os dados do Censo, onde há um número crescente de estudantes identificados, porém esses números não condizem com as estatísticas observadas por pesquisadores da área (Virgolim, 2019 e Fleith, 2007), que estimam uma porcentagem de até 15% de uma população com comportamentos de AH/SD. O Adolescente com comportamentos de Altas Habilidades/Superdotação ainda é invisibilizado dentro das escolas e da sociedade, ainda mais quando se refere ao perfil produtivo-criativo, em razão das especificidades de características. Nesse sentido, a pesquisa objetivou compreender as relações existentes entre o autoconceito e as trajetórias escolares vivenciadas pelos adolescentes com altas habilidades/superdotação do tipo produtivo-criativo. A pesquisa possui caráter qualitativo, explicativo, e para seu desenvolvimento, elaborou-se um instrumento denominado Inventário Pedagógico do Autoconceito para adolescentes com AH/SD, que tornou-se o produto da pesquisa e é importante ferramenta na investigação do autoconceito e das relações entre suas trajetórias escolares e autoconceito. Participaram da pesquisa cinco adolescentes com o perfil referido, sendo quatro coletas realizadas presencialmente e uma virtualmente. A análise de dados baseouse nos pressupostos da análise do discurso, principalmente do pressuposto do interdiscurso (ORLANDI, 2020). Com a investigação foi possível constatar a importância do espaço escolar na construção do autoconceito do adolescente com AH/SD e a relevância do acompanhamento desses sujeitos no Atendimento Educacional Especializado, no sentido da construção ou no fortalecimento do autoconceito positivo em função de trabalhar com as especificidades das AH/SD. Ainda é importante ressaltar que formar professores com esse olhar sensível ao adolescente com altas habilidades/superdotação, principalmente do tipo produtivocriativo é urgente, para que estes possam ser compreendidos e se compreender melhor, no sentido da construção de um autoconceito positivo.por
dc.contributor.advisor1Negrini, Tatiane
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6375749355117140por
dc.contributor.referee1Bridi, Fabiane Romano de Souza
dc.contributor.referee2Moreira, Laura Ceretta
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6935615531333221por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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