Possível influência dos jogos violentos de videogame na formação moral e ética dos adolescentes
Abstract
Este artigo refere-se a pesquisa e seus resultados sobre as possíveis influências de jogos
violentos de videogame na formação de jovens adolescentes expostos diversas horas a este tipo
de entretenimento. A pesquisa de opinião foi realizada em turmas de quinta série e turmas de
sexta série do ensino fundamental, também na sétima série única do Ensino de Jovens e Adultos
(EJA-noturno) com alunos na faixa etária de 15 até 50 anos. Perguntando aos alunos através de
um questionário objetivo sobre o tema, onde os mesmos analisaram se essa rotina poderia alterar
a consciência que os jovens devem ter do mundo, sobre valores sociais, morais e éticos, tudo isso
aliado a falta de acompanhamento familiar e a pré-disposição de alguns adolescentes que
convivem com realidades de extrema violência e degradação social. Em um contexto repleto de
adversidades seriam estes jovens propensos a desenvolverem uma auto defesa e criarem
determinados personagens fictícios os afastando da realidade e transportando-os para um mundo
paralelo e utópico. Existe uma indústria focada nesse tipo de entretenimento e em como atingir
seu público alvo, através de estudos das realidades sociais e conflitos mundiais o design gráfico e
roteiristas elaboram suas estratégias de marketing para assim atingir seu público alvo, na maioria das vezes adolescentes e adultos.