Educação do campo: um olhar para situações socioeconômico-financeiras na educação matemática
View/ Open
Date
2022-10-26Primeiro membro da banca
Soares, Maria Arlita da Silveira
Segundo membro da banca
Santarosa, Maria Cecília Pereira
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta pesquisa objetiva analisar contextos explorados por situações socioeconômico-financeiras em produções e livros didáticos da Educação do Campo no âmbito da Educação Matemática. Para tanto, adota-se uma abordagem qualitativa que segue os princípios da análise de conteúdo, com os objetivos específicos de: mapear publicações que tomam como objeto a Educação do Campo nos anais de três edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM); caracterizar o PNLD Campo e os livros didáticos que o compõe, identificando situações socioeconômico-financeiras no contexto cotidiano urbano, cotidiano campesino e interdisciplinar; analisar atividades que versam sobre situações socioeconômico-financeiras em seis livros didáticos, destinados ao 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, aprovados pelo PNLD Campo 2013 e PNLD Campo 2016. Dentre os resultados evidencia-se que dos 49 trabalhos contidos nos anais do ENEM, 10 produções enfatizam conteúdos da Matemática Escolar contextualizados no cotidiano, sendo que: quatro envolvem situações financeiras, pois duas abordam produção e custo, uma economia doméstica e rural, e uma a ideia de juros. Além disso, duas produções analisam livros, mas não tratam especificamente do PNLD Campo. Ao apreciar o Guia do PNLD Campo 2013, o Guia do PNLD Campo 2016 e os volumes do 4º e 5º ano das coleções “Projeto Buriti” (C1), “Campo Aberto” (C2) e “Novo Girassol” (C3) observa-se que C1 é classificada como seriada multidisciplinar integrada, enquanto que C2 e C3 são do tipo seriada interdisciplinar. Além disso, C2 propõe articulação entre os componentes curriculares de modo que a Matemática se relaciona com as Ciências da Natureza, em que ambas são apresentadas fisicamente juntas em todos os capítulos, diferentemente de C1 e C3, organizadas por componente curricular. No que tange às situações socioeconômico-financeiras propostas nos seis volumes, identificam-se, por meio de 21 prefixos, 100 atividades distintas, das quais 49 pertencem à C1, 20 à C2 e 31 à C3. Por meio de entendimentos sobre contexto vinculado à interdisciplinaridade, ao cotidiano urbano e ao cotidiano campesino constata-se que o contexto interdisciplinar envolve temáticas ambientais, de evolução histórica dos números e de mudanças de moeda; o contexto cotiano urbano, em sua maioria, enfatiza o reconhecimento de valores de cédulas e moedas e o cálculo do custo total na aquisição de bens e serviços; contexto cotidiano campesino privilegiam práticas usuais do campo como criação de galinhas, comércio de alimentos, valores de áreas rurais e o uso do dinheiro. Dentre as 100 atividades analisadas, também, observam-se conteúdos da Matemática Escolar vinculados ao sistema monetário, com valores pertencentes ao conjunto dos números naturais, tanto para identificar cédulas quanto para realizar operações elementares, com ou sem o uso de estratégias de cálculo mental e estimativa. Com menor frequência, identificam-se atividades envolvendo números racionais na forma decimal. Em termos de representações, constata-se que os enunciados das atividades privilegiam o emprego da língua natural acompanhada de representações numéricas. Além disso, localizam-se algumas representações icônicas como, por exemplo, tabelas, notas fiscais, extratos bancários, produções publicitárias, cédulas e moedas.
The following license files are associated with this item: