O professor de língua inglesa na educação infantil: narrativas de formação e re(significação)
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Data
2022-12-15Primeiro membro da banca
Martins, Adriana Claudia
Segundo membro da banca
Cunha, Jorge Luiz da
Metadata
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Esse projeto de pesquisa foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em
Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) – Mestrado Profissional da
Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa “Gestão Pedagógica e
Contextos Educativos – LP2”. Esse estudo intenta responder ao seguinte problema
de pesquisa “Como se dá o processo de tornar-se professor/a reconhecer-se
professor/a de língua inglesa na trajetória dos professores que atuam na Educação
Infantil?. Para isso, tem como objetivo compreender como os professores/as de língua
inglesa atuantes na Educação Infantil orientam suas práticas e como essas se
consolidam ao longo de suas trajetórias. Como revisão da literatura apresentará os
principais marcos legais no ensino de Língua Inglesa no Brasil, estudos acerca da
formação de professores de Língua Inglesa atuantes na Educação Infantil e teóricos
proeminentes na pesquisa narrativa como Bertaux (2011), Delory Momberger (2009),
Ferraroti (2010), Josso (2004) e Pineau e Le Grand (2011). Como metodologia,
configura-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida com o
método (auto)biográfico. Utiliza-se de pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e
entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos que compõem esse estudo foram
delimitados através dos seguintes critérios: a) ser professor de língua inglesa, b) atuar
na cidade de Santa Maria/RS e c) atuar no contexto da Educação Infantil. Após as
entrevistas, que serão analisadas através de apreciação semântica, serão elaboradas
categorias de análise e tópicos de elementos categoriais. Os dados qualitativos foram
analisados com o auxílio do software Nvivo, e agrupados em códigos principais e
subcódigos, considerando as recorrências do discurso. Os três códigos principais são:
Gênese Pessoal (considerando suas experiências como estudantes da Educação
Básica e da Universidade e suas experiências docentes, com o foco em tudo que lhes
diz respeito acerca de suas vivências e as suas subjetividades); Atravessamentos
(pensando na docência como seus meandros e situações que lhes atravessaram e de
alguma forma foram percebidas ou sentidas como uma barreira ou dificuldade) e Elã
Profissional (vivências e percepções do que traz conforto docente e contribui para dar
sentido à prática cotidiana). Nos resultados, percebeu-se que nem todos os sujeitos
que compõem o corpus dessa pesquisa se mostram preparados profissional para o
exercício da função, e que o movimento de sentir-se apto à ela está relacionando a
experiência e a formação.
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