Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVizzotto, Juliana Kaizer
dc.creatorMartins, Graziele Oliveira
dc.date.accessioned2017-04-12T13:17:13Z
dc.date.available2017-04-12T13:17:13Z
dc.date.issued2012-12-01
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2759
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThe present study presented here sets up an article on completion of Specialization in Information Technology and Communication applied to Education, ODL system UAB, Federal University of Santa Maria, in the second half of 2012. This article aimed to know how does the process management technologies in school, and to verify the contribution of managers in this process. Starting from a case study, qualitative, involving literature and as data collection instruments, interviews with teachers and students with the questionnaire. The target audience of this research were teachers from 1st to 4th year students and the 3rd and 4th years of elementary education at a public school inside the city of Cachoeira do Sul was found through the study that despite the incentive of managers, teachers do not feel able to work with ICT in the classroom. Cited as the main obstacles to physical structure, the lack of a teacher who works specifically in the Digital Living Room and lack of knowledge and the technologies available. Thus, there is a need to invest in the continuing education of teachers, so that they can be better prepared to teach their students through educational digital technologies in context and autonomous, there might be contributing to an improvement acting classes.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrática docentepor
dc.titleGestão e tecnologias: o papel do gestor na incorporação das tecnologias da informação e comunicação em uma escola do interior de Cachoeira do Sulpor
dc.title.alternativeManagement and technology: the role of the manager in the incorporation of information technology and communication in a school within the Cachoeira do Suleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo aqui apresentado configura-se em um artigo de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à Educação, EAD no sistema UAB, pela Universidade Federal de Santa Maria, RS, no segundo semestre de 2012. Este artigo teve como objetivo conhecer como acontece o processo de gestão das tecnologias na escola, bem como verificar qual a contribuição dos gestores neste processo. Partiu-se de um estudo de caso, de caráter qualitativo, envolvendo pesquisa bibliográfica e como instrumentos de coleta, uma entrevista com os professores e um questionário com os alunos. O público alvo desta pesquisa foram os professores do 1º ao 4º ano e alunos do 3º e 4º anos do ensino fundamental de uma escola pública municipal do interior do município de Cachoeira do Sul. Verificou-se por meio do estudo, que apesar do incentivo dos gestores, os professores não se sentem aptos a trabalhar com as TIC em sala de aula. Como principais empecilhos citam a estrutura física, a falta de um professor que trabalhe especificamente na Sala Digital e falta de conhecimento e domínio das tecnologias disponíveis. Deste modo, constata-se a necessidade de investir na formação continuada dos professores, a fim de que os mesmos possam estar mais bem preparados para ensinarem seus alunos por meio de tecnologias digitais educacionais de maneira contextualizada e autônoma, contribuindo para que possa haver uma melhoria na qualidade das aulas.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples