Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDal-Forno, Josiane Pozzatti
dc.creatorMoraes, Simone Becher Araujo
dc.date.accessioned2017-04-17T12:50:31Z
dc.date.available2017-04-17T12:50:31Z
dc.date.issued2011-10-15
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2766
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis article is a resume of the concepts of assessment, distance education and evaluation in distance education, bringing to the debate, theoretical and practical elements. This is a review article based on conceptual national bibliographic sources. From the data collection, can be found a great concern with the evaluation methods in distance education and knowledge building. We conclude that there is some concern, regarding the assessment of learning within the framework of the AVA, as they still have been necessary and legally required classroom assessments. This study concludes to the importance of ongoing research on the subject that deal with distance education evaluation, since we wish to avoid repeating the same mistakes of the presential education, which has been characterized as a model to evaluate more concerned with the recultivation and not with the process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titleAvaliação da aprendizagem em educação a distância: instrumentos e processospor
dc.title.alternativeAssessment of learning in distance education: instruments and processeseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo faz uma retomada sobre os conceitos de avaliação, educação à distância e de avaliação em educação à distância, trazendo para a reflexão, elementos teóricos e práticos dentro desta temática, destacando as suas principais características, metodologias e perspectivas. Como o presente trabalho caracterizase por ser de revisão, ele foi embasado em pesquisa de fontes bibliográficas de publicações nacionais que forneceram a base conceitual para estes estudos. A partir da coleta de dados, pôde-se verificar a preocupação com os métodos avaliativos em Educação a Distância, principalmente no que se refere à avaliação do processo de construção do conhecimento e ao acompanhamento do professor. Pôde-se verificar também, certa insegurança em relação à avaliação da aprendizagem no âmbito dos AVA, uma vez que ainda têm sido necessárias e exigidas legalmente avaliações presenciais. Este estudo finaliza-se atentando para a importância de constantes pesquisas que versem sobre o tema avaliação em EaD, uma vez que deseja-se evitar a repetição dos mesmos equívocos da educação presencial, que tem sido caracterizada pelo modelo de avaliação punitiva e preocupada prioritariamente com resultados quantitativos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples