Constituir-se educador em ambiência humanista: protagonismo docente e desenvolvimento profissional no IFSUL
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Data
2022-10-27Primeiro coorientador
Caetano, Luís Miguel Dias
Primeiro membro da banca
Henz, Celso Ilgo
Segundo membro da banca
Bolzan, Dóris Pires Vargas
Terceiro membro da banca
Roza, Jiani Cardoso da
Quarto membro da banca
Arenhaldt, Rafael
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta tese, denominada “Constituir-se Educador em Ambiência Humanista: Protagonismo Docente e Desenvolvimento Profissional no IFSUL”, foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de pesquisa “Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional”, na Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. A questão principal de pesquisa interroga “Quais interinfluências apresentam o protagonismo dos professores bacharéis no seu desenvolvimento profissional docente e o processo de constituir-se educador na ambiência de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia?”. Consequentemente, o objetivo geral consistiu em compreender as interinfluências entre o protagonismo dos professores bacharéis no seu desenvolvimento profissional docente e o processo de constituir-se educador na ambiência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul - Câmpus1 Venâncio Aires). As seguintes proposições dialógicas se apresentam pertinentes: a) configuração da ambiência do IFSul; b) condições da ambiência e protagonismo docente; c) formação técnica versus formação humanista; d) autopercepção da trajetória docente e desenvolvimento profissional na Instituição e curso. Utilizou-se método qualitativo na pesquisa em educação, por meio de narrativas de si na escuta sensível aos professores bacharéis do corpo docente do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFSul - Câmpus Venâncio Aires. A pesquisa promoveu momentos dialógicos e interativos, de [res]significação da memória e experiência, valorizando a história individual e a conexão desta com a história da Instituição e da própria inserção na profissão docente. A partir das narrativas dos educadores é possível compreender que, ao promover a sensibilidade ao humano, a ambiência da instituição potencializa os movimentos de autodescoberta que germinam processos auto(trans)formativos que se estabelecem em cada docente. Concomitantemente, a quebra do paradigma do distanciamento pessoal-profissional estreita relações e amplia as oportunidades de compartilhamento de saberes. Esta dinâmica reflete no desenvolvimento profissional com o apoio da instituição e o amparo dos colegas, aos poucos promovendo a constituição da docência que, ao se descobrir humana, passa a protagonizar-se também como humana docência.
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