O uso de audiolivros como objetos de aprendizagem no desenvolvimento acadêmico de universitários cegos ou com baixa visão: uma análise a respeito da usabilidade
Resumo
Este artigo tem como objetivo principal apresentar uma análise a respeito da usabilidade de
audiolivros como objetos digitais de aprendizagem no desenvolvimento acadêmico de
universitários cegos ou com baixa visão; Com o intuito de compreender os audiolivros como
ferramentas de disseminação da cultura que, após as devidas adequações, podem ser inseridas
em contextos educacionais. Utilizou-se durante a pesquisa uma abordagem quanti-qualitativa,
através da análise de entrevistas semi-estruturadas realizadas junto a integrantes do projeto de
extensão da Universidade Federal de Santa Maria denominado “Produção de Audiotextos para a
Educação Inclusiva” e com um universitário cego ou com baixa visão que utilizou audiolivros em
sua trajetória acadêmica. Essas, por sua vez, foram analisadas. Observou-se diversos aspectos
que corroboram para compreender, dentro do contexto de estudo, que os audiolivros possuem
uma usabilidade significativa como objetos digitais de aprendizagem. Em derradeiro, propôs-se
sugestões para melhoria da usabilidade dos audiolivros como objetos digitais de aprendizagem.