Produção de vídeos em sala de aula: uma nova forma de compor textos
Visualizar/ Abrir
Data
2011-10-30Autor
Mello, Luciana Mello da Silva
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente artigo mostra a importância da inclusão das novas tecnologias da comunicação, em especial o vídeo, nas aulas de língua portuguesa, visando a diversificação do trabalho com os gêneros textuais. O objetivo desta pesquisa é investigar o processo de criação de textos e sua transposição para outros gêneros, de forma intertextual, ou seja, através da criação de novos textos a partir de outros já existentes, como postulam dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). A metodologia utilizada consiste de uma revisão bibliográfica e aplicação de uma sequência didática composta pela criação e o estudo das crônicas, criação de roteiros e a transposição para o vídeo. A principal consideração alçada através deste estudo é de que a inclusão de novas meto do lo gias, que utilizam diferentes mídias, nas aulas de língua portuguesa atrai os alunos a trabalhar e a pensar na linguagem como uma forma de expressão de suas idéias, trazendo-lhes autonomia e segurança na hora de produzir seus textos em um formato diferenciado do tradicional, como o vídeo, por exemplo.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]