Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTrevisan, Michele Kapp
dc.creatorMello, Luciana Mello da Silva
dc.date.accessioned2017-04-17T15:06:47Z
dc.date.available2017-04-17T15:06:47Z
dc.date.issued2011-10-30
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2772
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis article shows the importance of the inclusion of the new technologies of communication, especially the video, in the Portuguese Language classes, aiming at the diversification of the work with textual genres. The aim of this research is to investigate the process of text production and its transfer into other genres, in an inter¬textual form, that is, through the production of new texts starting from others, previously written, such as the National Curricular Parameters (1998) recommend. The methodology used consists of a bibliographic review and the use of a didactic sequence, composed by the production and the study of chronicles, screenplay production and the transfer into the video. The main consideration achieved through this study is that the inclusion of new methodologies, which make use of different media, in the Portuguese Language classes, stimulate the students to work and think language as a way to express their ideas, what gives them autonomy and self-assurance when they produce their texts in a different way - such as the video, for example - that is different from the traditional ones.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGêneros textuaispor
dc.subjectVídeopor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectParâmetros curriculares nacionaispor
dc.subjectIntertextualidadepor
dc.titleProdução de vídeos em sala de aula: uma nova forma de compor textospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo mostra a importância da inclusão das novas tecnologias da comunicação, em especial o vídeo, nas aulas de língua portuguesa, visando a diversificação do trabalho com os gêneros textuais. O objetivo desta pesquisa é investigar o processo de criação de textos e sua transposição para outros gêneros, de forma intertextual, ou seja, através da criação de novos textos a partir de outros já existentes, como postulam dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). A metodologia utilizada consiste de uma revisão bibliográfica e aplicação de uma sequência didática composta pela criação e o estudo das crônicas, criação de roteiros e a transposição para o vídeo. A principal consideração alçada através deste estudo é de que a inclusão de novas meto do lo gias, que utilizam diferentes mídias, nas aulas de língua portuguesa atrai os alunos a trabalhar e a pensar na linguagem como uma forma de expressão de suas idéias, trazendo-lhes autonomia e segurança na hora de produzir seus textos em um formato diferenciado do tradicional, como o vídeo, por exemplo.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples