Práticas pedagógicas na educação infantil: atravessamentos e travessias em tempos de pandemia de Covid-19
Fecha
2022-12-16Primeiro membro da banca
Werle, Kelly
Segundo membro da banca
Marquezan, Fernanda
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta dissertação de Mestrado em Educação está vinculada à linha de pesquisa
Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces da
Universidade Federal de Santa Maria (RS). O estudo apresenta e problematiza as
práticas pedagógicas desenvolvidas pela turma do Pré A Laranja da Escola
Municipal Educação Infantil Professora Ida Fiori Druck, durante a pandemia de
Covid-19, em dois períodos do ano de 2021. O objetivo geral é analisar as práticas
pedagógicas desenvolvidas durante os meses de março/ abril no ensino remoto e no
retorno à escola nos meses de setembro/outubro de 2021, pelo olhar da professora
e das crianças da turma do Pré A Laranja da EMEI Professora Ida Fiori Druck
considerando aspectos teóricos, metodológicos e epistemológicos. O estudo possui
abordagem qualitativa, através da pesquisa narrativa. Como dados e modos de
produção utiliza os planejamentos da professora da turma dos meses de março/abril
e setembro/outubro de 2021; as devolutivas das famílias das produções das
crianças enviadas durante o ensino remoto e, posteriormente, realizadas
presencialmente; diário de campo e conversas com as professoras e crianças. Utiliza
como aporte teórico a Constituição Federal (1988), as Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação Infantil (2009), a Base Nacional Comum Curricular
(2017), Clandinin e Connelly (2015), Minayo (2008), Barbosa (2007; 2014), Corsino
(2012), Horn (2004; 2017), Rinaldi (2017), Kramer (2005), entre outros/as. Esta
pesquisa suscitou reflexões sobre o trabalho desenvolvido com e para as crianças
com o auxílio das famílias em uma situação de excepcionalidade como a pandemia
de COVID-19. Ao analisar as práticas pedagógicas e os aspectos que as envolvem,
percebe-se que mesmo diante dos desafios enfrentados, há o intuito de consolidar e
avançar na busca por práticas pedagógicas que estejam de acordo com as
concepções de criança adotadas na escola, como sujeito potente e imaginativo que
constrói o conhecimento através das relações que estabelece com o mundo e com
os outros, que aprende e ensina.
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