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dc.creatorCosta, Nathália Drey
dc.date.accessioned2023-02-06T18:29:27Z
dc.date.available2023-02-06T18:29:27Z
dc.date.issued2022-10-25
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27742
dc.description.abstractThe thesis entitled Communicative mediations of “creative” work: new paths, old maps starts from the knowledge that work goes by an important cultural and communicational changes in our time and the guide-question considered the communicational dimension of work by the Martín-Barbero's mediations. The objective of this thesis was to investigate the communicative mediations of work in the Brazilian creative industry and build a communicational map about creative work, based on an appropriation and interpretation of the third map prepared by Martín-Barbero (2009) and systematized by Maria Immacolata Vassallo de Lopes (2009; 2014). Based on this appropriation, a reading of the map was proposed with an analysis of creative work through communicative mediations. In this research, it's important to point that the term “creative” associated with "work" isnt in a neutral way, but understood as a neoliberal perspective that associates creativity with a capitalist production. The methodology used was a combination of techniques in different periods (2018, 2019 and 2020) consisting of an interview, an online questionnaire with 40 respondents and 11 online work diaries. The adaptation of the methods to the online format supported the period of the Covid-19 pandemic (2020). Finally, we have the mobilities of the creative worker (the neoliberal subjectivity of a multifaceted working class) mediated by an adjectival identity (focused on autonomy and the idea of flexibility) and by a cognitivity that negotiates creative references (through innovation and repetition ) and creative subjectivities (motivation, purpose, mental fatigue, creativity crisis). At the other pole, we have flows of creative work located in digitalization, in immateriality and in the platformization of productive processes. These flows are mediated by technicalities (concentrate this immateriality and focus on experience, understanding the internet as a possible work tool) and rituals (routinization of creative everyday life and the internet as a workspace). In the other direction of the map, between times and spaces of creative work, we have the temporality of urgency and multitasking, as well as the spatialities of public/private mixed in the same domestic and professional daily lives. The times of creative work are mediated by multi-attention identities and by the technicalities of the internet as a tool. In turn, the spaces of creative work concentrate the cognitivities of motivation and mobilization (subjectivities) and the notion of “potentially creative space” for work, as well as the rituals of the internet as a space (working on the internet) possible for expression and production of the creative worker.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectTrabalho criativopor
dc.subjectIndústria criativapor
dc.subjectMediaçõespor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectLaboureng
dc.subjectCreative laboureng
dc.subjectCreative industryeng
dc.subjectMediationseng
dc.subjectCommunicationeng
dc.titleMediações comunicativas do trabalho “criativo”: novos caminhos, mapas antigospor
dc.title.alternativeCommunicative mediations of “creative” labour: new paths, old mapseng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoA tese intitulada Mediações comunicativas do trabalho “criativo”: novos caminhos, mapas antigos parte da compreensão de que o trabalho atravessa mudanças culturais e comunicacionais importantes em nossa época e, portanto, a questão-norteadora considerou a dimensão comunicacional do trabalho por meio das mediações comunicativas propostas por Jesús Martín-Barbero. O objetivo principal desta tese investigou as mediações comunicativas do trabalho na indústria criativa brasileira para a construção de um mapa comunicacional sobre o trabalho criativo, baseado em uma apropriação e interpretação do terceiro mapa elaborado por Martín-Barbero (2009) e sistematizado por Maria Immacolata Vassallo de Lopes (2009; 2014). Partindo desta apropriação, foi proposta uma leitura do mapa com uma análise do trabalho criativo através das mediações comunicativas. Nesta pesquisa, é importante destacar que o termo “criativo” associado a trabalho não é lido de forma neutra, mas compreendido como uma perspectiva neoliberal que associa criatividade a uma esteira de produção capitalista. A metodologia utilizada foi uma combinação de técnicas em diferentes períodos (2018, 2019 e 2020) composta por uma entrevista em profundidade, um questionário online com 40 respondentes e 11 diários de trabalho online. A adaptação dos métodos para o formato online comportou o período de pandemia da Covid-19 (2020). Por fim, temos as mobilidades do trabalhador criativo (a subjetividade neoliberal de uma classe trabalhadora multifacetada) mediadas por uma identidade adjetivada (focada na autonomia e na ideia de flexibilidade) e por uma cognitividade que negocia referências criativas (por meio da inovação e da repetição) e subjetividades criativas (motivação, propósito, cansaço mental, crise da criatividade). No outro pólo, temos fluxos do trabalho criativo situados na digitalização, na imaterialidade e na plataformização dos processos produtivos. Esses fluxos são mediados por tecnicidades (concentram essa imaterialidade e foco na experiência e vivência, entendendo a internet enquanto uma ferramenta possível de trabalho) e ritualidades (rotinização do cotidiano criativo e da internet como espaço de trabalho). No outro sentido do mapa, entre tempos e espaços do trabalho criativo, temos a temporalidade da urgência e da multitarefa, assim como as espacialidades do público/privado misturadas nos mesmos cotidianos domésticos e profissionais. Os tempos do trabalho criativo são mediados pelas identidades da multi-atenção e pelas tecnicidades da internet como ferramenta. Por sua vez, os espaços do trabalho criativo concentram as cognitividades da motivação e mobilização (subjetividades) e da noção de “espaço potencialmente criativo” para o trabalho, assim como pelas ritualidades da internet como espaço (trabalhar na internet) possível de expressão e produção do trabalhador criativo.por
dc.contributor.advisor1Brignol, Liliane Dutra
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5983909606938283por
dc.contributor.referee1Storch , Laura Strelow
dc.contributor.referee2Grohmann, Rafael do Nascimento
dc.contributor.referee3Paulino , Roseli Aparecida Figaro
dc.contributor.referee4Ronsini , Veneza Veloso Mayora
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1330628069162610por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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