dc.creator | Costa, Nathália Drey | |
dc.date.accessioned | 2023-02-06T18:29:27Z | |
dc.date.available | 2023-02-06T18:29:27Z | |
dc.date.issued | 2022-10-25 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27742 | |
dc.description.abstract | The thesis entitled Communicative mediations of “creative” work: new paths, old maps starts
from the knowledge that work goes by an important cultural and communicational changes in
our time and the guide-question considered the communicational dimension of work by the
Martín-Barbero's mediations. The objective of this thesis was to investigate the
communicative mediations of work in the Brazilian creative industry and build a
communicational map about creative work, based on an appropriation and interpretation of
the third map prepared by Martín-Barbero (2009) and systematized by Maria Immacolata
Vassallo de Lopes (2009; 2014). Based on this appropriation, a reading of the map was
proposed with an analysis of creative work through communicative mediations. In this
research, it's important to point that the term “creative” associated with "work" isnt in a
neutral way, but understood as a neoliberal perspective that associates creativity with a
capitalist production. The methodology used was a combination of techniques in different
periods (2018, 2019 and 2020) consisting of an interview, an online questionnaire with 40
respondents and 11 online work diaries. The adaptation of the methods to the online format
supported the period of the Covid-19 pandemic (2020). Finally, we have the mobilities of the
creative worker (the neoliberal subjectivity of a multifaceted working class) mediated by an
adjectival identity (focused on autonomy and the idea of flexibility) and by a cognitivity that
negotiates creative references (through innovation and repetition ) and creative subjectivities
(motivation, purpose, mental fatigue, creativity crisis). At the other pole, we have flows of
creative work located in digitalization, in immateriality and in the platformization of
productive processes. These flows are mediated by technicalities (concentrate this
immateriality and focus on experience, understanding the internet as a possible work tool)
and rituals (routinization of creative everyday life and the internet as a workspace). In the
other direction of the map, between times and spaces of creative work, we have the
temporality of urgency and multitasking, as well as the spatialities of public/private mixed in
the same domestic and professional daily lives. The times of creative work are mediated by
multi-attention identities and by the technicalities of the internet as a tool. In turn, the spaces
of creative work concentrate the cognitivities of motivation and mobilization (subjectivities)
and the notion of “potentially creative space” for work, as well as the rituals of the internet as
a space (working on the internet) possible for expression and production of the creative
worker. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Trabalho | por |
dc.subject | Trabalho criativo | por |
dc.subject | Indústria criativa | por |
dc.subject | Mediações | por |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Labour | eng |
dc.subject | Creative labour | eng |
dc.subject | Creative industry | eng |
dc.subject | Mediations | eng |
dc.subject | Communication | eng |
dc.title | Mediações comunicativas do trabalho “criativo”: novos caminhos, mapas antigos | por |
dc.title.alternative | Communicative mediations of “creative” labour: new paths, old maps | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | A tese intitulada Mediações comunicativas do trabalho “criativo”: novos caminhos, mapas
antigos parte da compreensão de que o trabalho atravessa mudanças culturais e
comunicacionais importantes em nossa época e, portanto, a questão-norteadora considerou a
dimensão comunicacional do trabalho por meio das mediações comunicativas propostas
por Jesús Martín-Barbero. O objetivo principal desta tese investigou as mediações
comunicativas do trabalho na indústria criativa brasileira para a construção de um mapa
comunicacional sobre o trabalho criativo, baseado em uma apropriação e interpretação do
terceiro mapa elaborado por Martín-Barbero (2009) e sistematizado por Maria Immacolata
Vassallo de Lopes (2009; 2014). Partindo desta apropriação, foi proposta uma leitura do
mapa com uma análise do trabalho criativo através das mediações comunicativas. Nesta
pesquisa, é importante destacar que o termo “criativo” associado a trabalho não é lido de
forma neutra, mas compreendido como uma perspectiva neoliberal que associa criatividade a
uma esteira de produção capitalista. A metodologia utilizada foi uma combinação de técnicas
em diferentes períodos (2018, 2019 e 2020) composta por uma entrevista em profundidade,
um questionário online com 40 respondentes e 11 diários de trabalho online. A adaptação dos
métodos para o formato online comportou o período de pandemia da Covid-19 (2020). Por
fim, temos as mobilidades do trabalhador criativo (a subjetividade neoliberal de uma
classe trabalhadora multifacetada) mediadas por uma identidade adjetivada (focada na
autonomia e na ideia de flexibilidade) e por uma cognitividade que negocia referências
criativas (por meio da inovação e da repetição) e subjetividades criativas (motivação,
propósito, cansaço mental, crise da criatividade). No outro pólo, temos fluxos do trabalho
criativo situados na digitalização, na imaterialidade e na plataformização dos processos
produtivos. Esses fluxos são mediados por tecnicidades (concentram essa imaterialidade e
foco na experiência e vivência, entendendo a internet enquanto uma ferramenta possível de
trabalho) e ritualidades (rotinização do cotidiano criativo e da internet como espaço de
trabalho). No outro sentido do mapa, entre tempos e espaços do trabalho criativo, temos a
temporalidade da urgência e da multitarefa, assim como as espacialidades do público/privado
misturadas nos mesmos cotidianos domésticos e profissionais. Os tempos do trabalho
criativo são mediados pelas identidades da multi-atenção e pelas tecnicidades da internet
como ferramenta. Por sua vez, os espaços do trabalho criativo concentram as
cognitividades da motivação e mobilização (subjetividades) e da noção de “espaço
potencialmente criativo” para o trabalho, assim como pelas ritualidades da internet como
espaço (trabalhar na internet) possível de expressão e produção do trabalhador criativo. | por |
dc.contributor.advisor1 | Brignol, Liliane Dutra | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5983909606938283 | por |
dc.contributor.referee1 | Storch , Laura Strelow | |
dc.contributor.referee2 | Grohmann, Rafael do Nascimento | |
dc.contributor.referee3 | Paulino , Roseli Aparecida Figaro | |
dc.contributor.referee4 | Ronsini , Veneza Veloso Mayora | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1330628069162610 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Comunicação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |