Uma análise dos processos visuais na apreensão de conceitos da geometria fractal
Fecha
2022-10-04Primeiro membro da banca
Fajardo, Ricardo
Segundo membro da banca
Stormowski, Vandoir
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Alguns princípios da Geometria Euclidiana são desenvolvidos na escola básica, como por
exemplo, conceitos de figuras planas, áreas e volumes. Considerando algumas estruturas que
estão presentes na natureza, como por exemplo as nuvens, as montanhas e os relâmpagos, a
geometria que se aprende na escola não consegue descrevê-las com precisão. A Geometria
Fractal é um ramo da matemática que descreve e modela algumas formas encontradas na
natureza, trazendo uma descrição mais apropriada, mas não perfeita, como as exemplificadas.
Nesse contexto, a pesquisa aqui desenvolvida possui como objetivo analisar quais
procedimentos visuais são utilizados na resolução de atividades envolvendo conteúdos
matemáticos e a Geometria Fractal por professores do Ensino Básico. Para alcançar tal
objetivo, realizou-se uma pesquisa do tipo estudo de caso, por meio de uma abordagem
qualitativa, em que foi analisado como professores de Matemática da Educação Básica
relacionam figuras do tipo fractal e conteúdos matemáticos. Além disso, com o auxílio do
software GeoGebra, buscou-se, junto aos professores, o entendimento de conceitos dessa
geometria, a partir de uma oficina na qual foram explorados conteúdos matemáticos descritos
em documentos como a Base Nacional Comum Curricular, possibilitando um estudo da
Geometria Fractal. Nessa investigação pode-se concluir que, durante a realização das
atividades propostas na oficina, os participantes utilizaram diferentes processos visuais como
a translação e a rotação de figuras. Além disso, o uso do software GeoGebra foi positiva,
mesmo os participantes não tendo o total domínio das ferramentas do mesmo.
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