O aluno com altas habilidades/superdotação e sua inclusão na escola
Abstract
O presente artigo tem por objetivo abordar a questão dos alunos com Altas
habilidades/Superdotação e sua inclusão na escola da rede regular de ensino, bem
como aspectos que envolvem a formação inicial e continuada de professores que
trabalham com esses alunos. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica
sobre o tema focado. Os alunos que possuem Altas Habilidades são aqueles que
possuem um desempenho maior em relação a seus colegas, elevada criatividade e
envolvimento na realização das tarefas. Além disso, possuem uma curiosidade
excepcional sobre assuntos dos mais variados, o que dificulta sua adaptação na
escola, já que esta apresenta uma resistência automática às inovações
educacionais, como a inclusão e ao que é diferente, como os alunos com Altas
Habilidades/Superdotação. Cabe, portanto ao professor possibilitar a integração
desses alunos ao contexto escolar e, uma das maneiras de realizá-la, é ter
conhecimento sobre as Altas habilidades, bem como (in)formação inicial e
continuada. Através disso, é possível a solução dos problemas que esses alunos
encontram em sala de aula, resultando no desenvolvimento de suas potencialidades,
bem como a permanência bem sucedida desse aluno na Rede Regular de Ensino.
Ao finalizar esse estudo, pontua-se que lutar por uma escola inclusiva que busque
uma reformulação curricular das escolas, bem como dos cursos de formação de
professores, a fim de responder às necessidades específicas de cada aluno com
Altas Habilidades/Superdotação, seja hoje um dos principais desafios a serem
concretizados.