As relações interpessoais como alternativa para a redução da evasão na EJA: um desafio ao professor gestor
Abstract
A pesquisa tem como tema a importância das relações interpessoais no ambiente escolar, como uma alternativa relevante na busca da redução da evasão, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O presente trabalho é parte de uma caminhada, que teve por objetivo resgatar a autoconfiança, a autoestima, e estimular a permanência dos(as) alunos(as) , nas turmas de EJA, respeitando suas condições e seus saberes. A problemática abordada neste trabalho buscou compreender, entre outros fatores, a relação entre as histórias de vida, inclusive como forma de melhorar o convívio educador(a)-educando(a), expectativas pessoais e a procura pela modalidade EJA. Também procurou identificar as causas da evasão, e o papel do(a) professor(a), como gestor(a), considerando sua influência sobre o aumento da permanência (ou não) dos(as) alunos(as), na escola. Os procedimentos adotados foram a pesquisa de cunho qualitativo e estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados para responder o problema de pesquisa-estudo, foram entrevistas orais semi-estruturadas, voltadas para o diálogo reflexivo que auxiliou nos relatos dos(as) alunos(as), tendo como ponto relevante, suas histórias de vida. Para os registros, foi utilizado o diário de campo. Análise e interpretação dos dados, por análise de conteúdo. Face aos dados obtidos, fica evidente a importância das relações interpessoais como uma alternativa que promove a boa convivência e interação entre os membros que compõem uma gestão (e um ambiente) escolar, o que se reflete na qualidade e aumento do tempo de permanência dos(as) educandos(as) na escola.
Collections
- Gestão Educacional [295]