dc.contributor.advisor | Marquezan, Lorena Ines Peterini | |
dc.creator | Salbego, Joseânia | |
dc.date.accessioned | 2014-06-03T13:36:59Z | |
dc.date.available | 2014-06-03T13:36:59Z | |
dc.date.issued | 2011-03-02 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/278 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The research theme is the importance of interpersonal relationships within the school environment as a relevant alternative in the pursuit of reducing evasion, in Education of Young and Adults (EJA). This work is part of a walk, which aimed to restore confidence, self-esteem, and encourage students to stay in groups of adult education, respecting their knowledge and their conditions. The issue addressed in this study was to understand, among other factors, the relationship between the stories of life, including as a way to improve teacher-student interaction, personal expectations and demand for the modality EJA. He also sought to identify the causes of dropout, and the role of the teacher as a manager, considering its influence on increasing the permanence (or not) of the students at school. The procedures were the qualitative research and case study. The instruments for collecting data to answer the research problem, study, oral interviews were semi-structured, focused on the reflective dialogue that helped reports from pupils, but relevant point, their life stories. For the record, we used a field diary. Analysis and interpretation of data by content analysis. Given the data, it is evident the importance of interpersonal relationships as an alternative that promotes coexistence and interaction among members that make up a management (and environment) school, which is reflected in the quality and increase the residence time of students in school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Autoconfiança | por |
dc.subject | Permanência | por |
dc.subject | Expectativas pessoais | por |
dc.subject | Histórias de vida | por |
dc.title | As relações interpessoais como alternativa para a redução da evasão na EJA: um desafio ao professor gestor | por |
dc.title.alternative | Interpersonal relationships as an alternative to the reduction of evasion in EJA: a challenge to teacher manager | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | A pesquisa tem como tema a importância das relações interpessoais no ambiente escolar, como uma alternativa relevante na busca da redução da evasão, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O presente trabalho é parte de uma caminhada, que teve por objetivo resgatar a autoconfiança, a autoestima, e estimular a permanência dos(as) alunos(as) , nas turmas de EJA, respeitando suas condições e seus saberes. A problemática abordada neste trabalho buscou compreender, entre outros fatores, a relação entre as histórias de vida, inclusive como forma de melhorar o convívio educador(a)-educando(a), expectativas pessoais e a procura pela modalidade EJA. Também procurou identificar as causas da evasão, e o papel do(a) professor(a), como gestor(a), considerando sua influência sobre o aumento da permanência (ou não) dos(as) alunos(as), na escola. Os procedimentos adotados foram a pesquisa de cunho qualitativo e estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados para responder o problema de pesquisa-estudo, foram entrevistas orais semi-estruturadas, voltadas para o diálogo reflexivo que auxiliou nos relatos dos(as) alunos(as), tendo como ponto relevante, suas histórias de vida. Para os registros, foi utilizado o diário de campo. Análise e interpretação dos dados, por análise de conteúdo. Face aos dados obtidos, fica evidente a importância das relações interpessoais como uma alternativa que promove a boa convivência e interação entre os membros que compõem uma gestão (e um ambiente) escolar, o que se reflete na qualidade e aumento do tempo de permanência dos(as) educandos(as) na escola. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |