A política nacional da educação especial na perspectiva da educação inclusiva: artefato digital como possibilidade de desenvolvimento da identidade e da cultura da pessoa surda gaúcha
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Data
2022-11-09Primeiro membro da banca
Pavão, Silvia Maria de Oliveira
Segundo membro da banca
Andrade, Carmen Maria
Metadata
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As Políticas Públicas voltadas a Educação Inclusiva representam um avanço
civilizatório quando o assunto é garantia de direitos e cidadania das pessoas com
deficiência. O presente estudo tem como tema central as Políticas Públicas Inclusivas
e a construção da cultura e da identidade surda. O objetivo principal buscou inovar o
processo inclusivo através da produção do artefato digital: Glossário Gauchesco de
Libras, voltado às especificidades da linguagem gaúcha, possibilitando o
desenvolvimento da identidade e da cultura da pessoa surda. Como objetivos
específicos: Criação do 1º Fórum Gauchesco de Surdos no Festival de Música
Gauchesca “Coxilha Nativista” refletindo sobre as especificidades da linguagem
gaúcha para a Libras, facilitando o desenvolvimento da identidade e da cultura da
pessoa surda gaúcha; revisitar as principais Políticas Públicas voltadas à Educação
Inclusiva, fazendo um recorte para área da inclusão de surdos. No caminho
metodológico optou-se pela abordagem qualitativa nas contribuições de Minayo
(2005) e narrativa autobiográfica de Josso (2010), foi realizado junto aos sujeitos da
comunidade surda riograndense. Essa dissertação resultou no produto:
https://www.youtube.com/@forumgauchescodesurdos/featured. Para percorrer esse
caminho, elegeu-se a singularidade conceitual de Vygotsky (1996, 2003), Skliar
(1997, 1999, 2005), Gesser (2009), Quadros (1997, 2004, 2006) e as normativas das
principais Políticas Públicas voltadas às pessoas com deficiência, educação inclusiva
e surdez. Acreditamos que a construção do artefato digital: Glossário Gauchesco de
Libras pode ser considerado uma prática de inovação para tradução e interpretação
de Libras no contexto regional, no estado do Rio Grande do Sul como suporte de apoio
de tradução e mediações socioculturais.
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