Botânica no ensino fundamental: investigação como estratégia pedagógica
Visualizar/ Abrir
Data
2022-07-15Primeiro membro da banca
Canto-Dorow, Thais Scotti do
Segundo membro da banca
Pessano, Edward Frederico Castro
Terceiro membro da banca
Lacerda, Caroline Côrtes
Quarto membro da banca
Bastos, Giséli Duarte
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O Ensino de Botânica tem sido pouco prestigiado por alunos e professores, pois demonstram
certa rejeição ao conhecimento sobre as plantas, por julgarem ser de difícil compreensão e
repleto de termos e processos complexos. Em geral, as pessoas parecem não perceber as
plantas para além de seu papel ornamental ou alimentar. Essa falta de interesse pela Botânica
pode impactar diretamente na preservação e na valorização da biodiversidade vegetal, visto
que as plantas, por não serem conhecidas ou vistas, perdem seu espaço em políticas de
preservação e no processo de ensino aprendizagem. Neste trabalho, busca-se como objetivo
geral propor e analisar atividades práticas de ensino, apoiadas na abordagem investigativa e
alinhadas à proposta da Teoria de Ensino em Espiral, para o estudo da Botânica no Ensino
Fundamental (EF). A pesquisa, de caráter qualitativo, primeiramente, buscou analisar as
mudanças propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino de
Botânica. Posteriormente, verificou nos livros didáticos de ciências como os conteúdos sobre
plantas eram distribuídos antes da BNCC e depois dela. Após essa análise, foi proposta e
analisada uma sequência investigativa para o ensino sobre plantas para o 2° ano do EF,
explorando a observação, o registro e a experimentação. Sugeriu-se atividades para o 6° ano
do EF, utilizando a experimentação para o estudo do processo de germinação. A fim de
reduzir a carência de percepção sobre as plantas, buscou-se propor e analisar atividades que
possibilitassem a observação delas no ambiente e no cotidiano. Para isso, foram apresentadas
atividades utilizando ferramentas de inventário botânico e espaços não formais de ensino, as
quais também foram planejadas para serem aplicadas ao 6° ano do EF. Com o
desenvolvimento do trabalho, pode-se verificar que houve uma redução nos conteúdos de
Botânica para o EF na BNCC. Constatou-se que atividades práticas investigativas aplicadas
de maneira adaptada a cada nível de ensino contribuem para a compreensão das plantas de
modo mais amplo. Além disso, a manifestação da cegueira botânica constituiu um entrave ao
estudo dos vegetais e sua valorização. A superação desse cenário pode ser observada no
desenvolvimento de atividades práticas investigativas contextualizadas de observação junto às
plantas e em ambientes naturais, favorecendo a percepção da biodiversidade no cotidiano do
educando. As contribuições deste trabalho trazem propostas aos professores do EF que
buscam desenvolver o estudo das plantas de forma investigativa e contextual, a fim de
transpor os desafios que o Ensino de Botânica apresenta.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: