Políticas curriculares para educação do campo: um olhar sobre a rede municipal de ensino de Cachoeira do Sul
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Data
2022-12-13Primeiro coorientador
Nogueira, Vanessa dos Santos
Primeiro membro da banca
Leão, Débora Ortiz de
Segundo membro da banca
Brancher, Vantoir Roberto
Metadata
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Esta dissertação, da linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica – LP1, do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), aborda a temática das Políticas Curriculares para a Educação do Campo. Tem por objetivo geral: compreender as implicações das políticas curriculares nacionais da Educação do Campo junto às escolas do campo da Rede Municipal de Cachoeira do Sul que ofertam os anos finais do ensino fundamental. Por objetivos específicos prioriza: reconhecer como as escolas do campo da Rede Municipal de Cachoeira do Sul inserem as políticas curriculares da Educação do Campo em suas práticas pedagógicas; investigar a existência e a influência da Pedagogia da Alternância nas práticas escolares dos anos finais nas escolas do campo da Rede Municipal de Cachoeira do Sul e; identificar como os educadores/as dos anos finais das escolas do campo da Rede Municipal de Cachoeira do Sul mobilizam os saberes do currículo em relação à Agenda 2030. Consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, conforme Yin (2002) e Gil (2008), que utilizou os seguintes instrumentos: questionários e entrevistas, além da análise documental. O referencial teórico está organizado com base em autoras/es que versam sobre esta temática, como Caldart (2008), Arroyo (2012), Molina (2012), Silva (2005), Lopes e Macedo (2011) e Gimeno Sacristán (2020). Os dados construídos foram analisados através da metodologia da Análise Textual Discursiva, de acordo com Moraes e Galiazzi (2020), a partir dos processos de desconstrução, unitarização e categorização. O produto educacional idealizado é a escrita de uma minuta de Projeto de Lei para que a Comissão de Desenvolvimento da Educação do Campo (COMDECampo) se constitua em política pública permanente. Os resultados da pesquisa apontaram para um predominante distanciamento das políticas curriculares nacionais da Educação do Campo em relação ao cotidiano escolar do cenário investigado, cujos currículos e documentos escolares possuem, em sua maioria, orientação urbanocêntrica; baixa adesão às práticas derivadas da Pedagogia da Alternância e; presença reduzida dos conceitos afins difundidos pela Agenda 2030 nas redações e práticas curriculares.
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