A informática na educação infantil: influência e uso da mídia na formação da criança
Resumo
A sociedade do século XXI vive em total e constante transformação tecnológica e nessas últimas
décadas assistiu-se a grande mudanças no campo socioeconômico e político, quanto na cultura , da
ciência e da tecnologia. A educação trabalha com a linguagem escrita e a nossa cultura atual vive por
uma nova linguagem, a da televisão e a da informática, particularmente a linguagem da internet. Esse
artigo faz um estudo da informática na educação infantil observando resultados de práticas aplicadas na
educação infantil e o que pode ser feito para prover o uso da informática como alicerce para uma
educação informatizada com base em ferramentas tecnológicas não só para crianças mas também para
educadores e pedagogos. O trabalho relata experiências realizadas na Escola de Educação Infantil
Gente Inocente do Município de Restinga Sêca – RS, ressaltando que a entrada da tecnologia nas escola
não exclui a presença do professor que, apesar das inovações tecnológicas o ser humano é
insubstituível. Nesse contexto, tanto no ambiente escolar como fora dele o professor passa a ser um
mediador e um aprendiz em todo o processo, na busca de inovações no seu trabalho frente ao aluno.
Deste modo, o presente artigo está estruturado da seguinte forma; Seção 2: Educação Infantil e
aprendizagem, que trata da Educação Infantil no Brasil e como se dá a aprendizagem nesta etapa de
desenvolvimento infantil; Seção 3: As mídias: conceitos e tipos de mídias; Seção 4: A mídia e a educação
infantil; e finalmente Seção 5: Considerações Finais.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]