Navegação Tese de Doutorado por programa "Programa de Pós-Graduação em Comunicação"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 97
-
Sioma Breitman, a vida com retoques: história oral, narrativa e arqueologias das mídias na construção de trajetórias de vida
(2021-11-25)A tese Sioma Breitman, a vida com retoques: história oral, narrativa e arqueologias das mídias na construção de trajetórias de vida busca investigar as memórias sobre o imigrante ucraniano Sioma Breitman (1903-1980). Ela ... -
A judicialização da política e os sentidos especulativos do acontecimento "CPI da Covid" na Folha de S.Paulo e no Twitter
(2022-03-30)Esta tese tem como objetivo principal analisar os sentidos concedidos pelo jornal Folha de S.Paulo e pelos usuários do Twitter ao acontecimento Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia, mais conhecido como “CPI da ... -
Distinção em 140 caracteres: classe social, telenovela e twitter
(2015-05-19)Esta tese tem o objetivo geral de explorar a circulação e o consumo da telenovela Salve Jorge (Rede Globo, 2012/2013) no Twitter para compreender o fenômeno do consumo simultâneo TV-internet e o funcionamento da palavra ... -
Midiatização e identidade transfronteiriça: análise de relações dialógicas das canções de Chito de Mello
(2022-06-30)A presente tese postula que a atualização da identidade transfronteiriça, expressiva da obra/autoria do músico Chito de Mello, modula-se predominantemente pela sonoridade platina em portunhol para estabelecer um questionamento ... -
Capítulos do consumo – a recepção de telenovelas brasileiras em Cuba
(2018-08-27)Esta tese é um estudo sobre a recepção (as formas de ver e ler, de decodificar um texto específico, atravessadas pela condição de vida do indivíduo) e o consumo (a maneira como o contexto afeta a experiência midiática e ... -
Educomunicação socioambiental nas rádios comunitárias da província de Gaza-Moçambique
(2022-05-19)Nesta tese, objetivamos “Compreender como se dá o processo de educomunicação socioambiental nas rádios comunitárias da Província de Gaza-Moçambique”. Com este desiderato, interessa-nos estudar como se articulam o conhecimento ... -
“Para encher os olhos”: identidades e representações culturais das rainhas e princesas do clube Treze de Maio de Santa Maria no jornal A Razão (1960-1980)
(2017-01-16)O presente estudo articula questões de gênero, raça e classe com o objetivo de realizar uma análise cultural em que são centrais as rainhas e princesas dos certames de beleza realizado pelo Clube Treze de Maio, da cidade ... -
Degradês de conectividade: infraestrutura de internet e desigualdades territoriais da midiatização
(2023-03-27)A infraestrutura de Internet tematiza a presente tese. Destacamos seus aspectos sociais, especialmente as características e desigualdades de sua infraestrutura como condicionante do processo de midiatização. O problema ... -
Estratégias de visibilidade e de legitimação no ambiente da ecologia midiática: o ethos discursivo do professor universitário youtuber
(2021-03-29)Com a atual crise de legitimidade das grandes narrativas da modernidade (LYOTARD, 2015 [1979]) em que se observa a reorganização de valores e tradições seculares bem como a fusão da esfera pública e privada, sujeitos ... -
Eco da comunicação e da inovação na universidade: intersecções entre o ecossistema midiático e o ecossistema inovativo
(2023-09-26)Como se configuram as ambiências midiáticas, comunicacionais e organizativas do ecossistema de inovação nas universidades? Esta foi a questão-problema que direcionou este estudo, cuja objetificação centrou-se no ecossistema ... -
Memórias conectadas: a tortura das ditaduras no cinema de ficção argentino, brasileiro e chileno
(2024-03-26)Este estudo tem como objetivo analisar a construção da memória cultural conectada da tortura nas ditaduras civis-militares da Argentina, do Brasil e do Chile em filmes de ficção lançados nos períodos pós-ditadura. O cinema ... -
A representação midiática oficial do trabalhador brasileiro
(2018-03-21)Baseados no entendimento de que a esfera midiática ascendeu à posição de principal referência cultural para conformatação das identidades na contemporaneidade, propomos analisar a representação midiática oficial do trabalhador ... -
Comunicação em rede para a mudança ambiental: as narrativas da sustentabilidade dos institutos de permacultura brasileiros
(2023-10-06)Esta tese busca compreender como a comunicação em rede dos institutos de permacultura, a partir de representações sobre sustentabilidade presentes em suas narrativas em mídias digitais na internet, pode contribuir para a ... -
Representações identitárias na campanha Keep Walking, Brazil: as relações de cultura e poder na narrativa publicitária
(2016-10-20)No final de 2011 a marca de uísque escocesa Johnnie Walker lançou sua primeira campanha publicitária criada especificamente para um país, a Keep walking, Brazil, assinada pela agência paulista Neogama/BBH. Além do audiovisual ... -
A temática LGBTQIA+ como estratégia discursiva na comunicação da Avon Brasil
(2022-10-10)A diversidade é um emblema da contemporaneidade desencadeado a partir de movimentos impulsionados, consideravelmente, pelo capitalismo, pelo mercado e pela globalização, cujos reflexos estão para a construção das identidades ... -
A construção do #elenão: circulação, circuitos e estratégias discursivas
(2023-04-24)Parte-se do contexto que as sociedades estão em midiatização (VERÓN, 1997; GOMES, 2017; FAUSTO NETO, 2008; 2018; BRAGA, 2012, 2017b), processo em curso e, portanto, não finalizado. Neste cenário de complexas interações ... -
Um olhar sobre (nos)otros: o documentário brasileiro na representação das identidades culturais em territórios fronteiriços
(2018-03-26)A presente tese é resultado de uma investigação sobre como o cinema documentário brasileiro de curta e média-metragem representa as identidades culturais em zonas de fronteira continentais brasileiras e como essas ... -
Potencialização do acontecimento e racionalidade patêmica nos discursos sobre os refugiados sírios: a hipótese do ápice midiático
(2020-04-03)Esta pesquisa analisa as estratégias discursivas das construções de realidade nas abordagens midiáticas sobre o acontecimento do refúgio sírio. Especificamente, identificamos estratégias discursivas patêmicas, mapeamos as ... -
Portais institucionais na web: análise de anúncios publicitários no ecossistema midiático
(2016-11-25)Esta tese insere-se na linha de Pesquisa denominada Mídia e Estratégias Comunicacionais do Programa de Pós-graduação em Comunicação pertencente à UFSM. A problemática de pesquisa pode ser resumida na seguinte questão: como ... -
Poética e imaginário em vídeos digitais
(2017-01-12)A tese de doutorado intitulada Poética e imaginário em vídeos digitais busca entender o medium vídeo digital como agente capaz de ampliar as capacidades do sujeito de constituir seu devir através da profusão de imagens ...