xmlui.ArtifactBrowser.ConfigurableBrowse.title.metadata.rights
Now showing items 1-20 of 51
-
O processo de construção da aprendizagem de alunos com autismo incluídos nos anos iniciais do Ensino Fundamental
(2018-12-11)A escola inclusiva é aquela que abre espaço para as diferenças e pensa em todas as crianças, incluindo aqueles sujeitos que apresentam necessidades educacionais especiais. O processo de construção da aprendizagem de ... -
Autismo e Educação Infantil: algumas tessituras a partir de pareceres pedagógicos
(2018-12-11)Este trabalho de conclusão de curso busca pesquisar a grande importância para a educação, por tratar de questões que envolvem a inclusão das crianças com autismo no contexto escolar, evidenciando uma reflexão sobre as ... -
Progressão continuada e trabalho pedagógico: enfrentamentos e desafios na alfabetização inicial
(2018-12-21)Este estudo teve como objetivo compreender as implicações da progressão continuada na organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização. Para isso, elencamos como objetivos específicos: identificar os desafios ... -
Reflexões sobre o brincar como proposta de ação pedagógica com crianças de 1º ano do Ensino Fundamental
(2018-11-10)Esse trabalho tem o objetivo de analisar a importância do brincar no desenvolvimento da criança e os desafios desse processo na transição da educação infantil para o ensino fundamental sem causar rupturas que possam ... -
O jogo como desencadeador de aprendizagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
(2016-12-14)Esta pesquisa foi desenvolvida a partir dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade e Atividade Orientadora de Ensino, assim como outros autores que abordam em seus estudos a organização do ensino ... -
A biofilia na educação com crianças: uma pesquisa narrativa decolonial
(2022-01-25)Este trabalho versa sobre a temática da biofilia e tem por objetivo compreender as significações da natureza construídas pelas crianças no contexto de uma proposta pedagógica. A pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo ... -
Valorização profissional e feminização dos professores: um estudo a partir do curso normal do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, de Santa Maria/RS, entre 1901 e 1970
(2018-12-13)Esta pesquisa tem como foco analisar como se constitui a valorização profissional dos professores no Curso Normal do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac - IEEOB, de Santa Maria/RS, entre 1947 e 1970. Para entender ... -
O atendimento escolar dos adolescentes em espaço socioeducativo: uma revisão bibliográfica
(2018-12-19)Os Centros de Atendimento Socioeducativo (CASE), visam acolher adolescentes menores de idade que cometeram algum ato infracional perante a sociedade, desta forma esses adolescentes são recolhidos por um determinado ... -
Sexualidade nos anos iniciais nas Políticas Públicas Educacionais
(2018-12-06)Durante muitos anos a temática da sexualidade na escola foi visto como um tabu, principalmente nos anos iniciais. Trabalhar sexualidade com crianças é algo sempre muito complicado, pois a temática engloba questões que ... -
A docência e as práticas pedagógicas no contexto de vulnerabilidade social na infância
(2019-01-14)O presente trabalho busca trazer à tona uma discussão do contexto de vulnerabilidade social e violência, especialmente infanto-juvenil, encontrado nas escolas públicas. As escolas têm se encontrado imersas nesse contexto ... -
A infância nas redes sociais: reflexões pedagógicas necessárias a partir de mídias sociais
(2020-06-09)O seguinte trabalho busca como objetivo, investigar de que maneira a mídia/ internet em especial as redes sociais vem interferindo no modo como as crianças brincam e interagem. Como critério utilizado para realizar esta ... -
Ação na reflexão: pensando o exercício da docência
(2018-12-21)Pensar o fazer pedagógico tem um papel fundamental nas ações pedagógicas do professor e no cenário de aprendizagem onde está inserido. Dessa forma, traçou-se como objetivo investigar a ação pedagógica dos professores ... -
Políticas e práticas da Educação Escolar Indígena: possibilidades e desafios para efetivação da educação diferenciada
(2018-12-18)Este trabalho trata da Educação Escolar Indígena e busca estabelecer uma dialética entre o modelo educacional, destinado aos indígenas, estabelecido na legislação brasileira, e a forma como a educação escolar indígena ... -
Infância: o brincar e as experimentações da criança com as descobertas de si, do outro e do mundo
(2021-08-05)A escrita desta monografia apresenta as experimentações nas quais durante o curso da Pedagogia produziram desdobramentos no perguntar pelo modo como o brincar no contexto da escola torna-se interessante e significativo ... -
Educação nutricional: um estudo sobre a seletividade alimentar em crianças de creches e pré-escolas
(2021-02-09)Este Trabalho de Conclusão de Curso está vinculado com o curso de Pedagogia - Licenciatura Plena Diurno da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Tem como tema a educação nutricional e seletividade alimentar em crianças ... -
As famílias e sua participação na escola de educação infantil
(2020-12-05)A pesquisa que mobiliza essa escrita é resultado do desenvolvimento do trabalho investigativo que trata da temática das relações das famílias e a escola de educação infantil, vinculado ao curso de Pedagogia LICENCIATURA ... -
Matemática na educação infantil: possibilidades para o ensino de geometria
(2016-12-14)Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma pesquisa de levantamento sobre a Matemática na Educação Infantil, dando ênfase à geometria, aos jogos e à literatura infantil. Por meio deste, busco como objetivo geral ... -
A Educação Infantil antes e durante a pandemia COVID 19: olhares de professoras de uma escola pública de MATA/RS
(2022-09-22)O presente trabalho aborda "A Educação Infantil antes e durante a pandemia Covid 19: olhares de professoras de uma escola pública de Mata/RS", tinha como objetivo identificar os desafios e os caminhos traçados pelas ... -
A importância do brincar: reflexões a partir do Estágio Supervisionado em Educação Infantil
(2022-08-18)O presente trabalho aborda a importância do brincar na educação infantil, constituindo se de uma pesquisa realizada a partir das experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado (observação e regência), desenvolvido ... -
Atos agressivos de docentes em crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais
(2021-04-15)O presente estudo problematiza as situações de atos agressivos cometidos por professores nas relações entre professores e alunos na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa delimitou os ...