Mito da origem Kaingang: um estudo em design de superfície para mobiliário
Abstract
O presente estudo em design de superfície direciona-se à criação de um
conjunto de estampas com base na cultura da população indígena Kaingang,
expressiva sobretudo no sul do Brasil. Como tema principal de pesquisa a
referência é o Mito da Origem, que consiste na divisão exogâmica Kamé e Kairu,
dos Kaingang. Dessa forma, com o olhar voltado aos povos originários das terras
brasileiras e entendendo a importância desta cultura no âmbito nacional, sobretudo
em seu aspecto imaterial, tal mito propiciou referências para o desenvolvimento em
design de superfície, focando sobre o conceito da dualidade ali apresentado.
Projeta-se, assim, o desenvolvimento de uma coleção de estampas - “GA MYNH -
MÃE TERRA” - para banquetas de madeira, que recebem processos de pintura em
moldes vazados, de forma manual. A metodologia de pesquisa projetual está
embasada nas proposições de Bernd Lobach (2001). Como resultado, gerou-se 12
estampas aplicadas em banquetas, elaboradas a partir de um conjunto de diversas
combinações de 10 desenhos elaborados como estêncil.
Collections
- Design de Superfície [34]
The following license files are associated with this item: