Estratégias de acessibilidade educacional para e por estudantes com altas habilidades/superdotação
View/ Open
Date
2013-03-25Primeiro membro da banca
Moreira, Laura Ceretta
Segundo membro da banca
Fedosse, Elenir
Metadata
Show full item recordAbstract
Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) fazem parte do público- alvo da Educação Especial, que deve oferecer diferentes formas de atendimento a estas pessoas, sendo que uma dessas é o enriquecimento extraescolar. Ao analisar o panorama atual da educação no Brasil, no qual os princípios da inclusão têm sido norteadores das transformações que vêm acontecendo no sistema educacional brasileiro, considera-se importante estudar como o atendimento na forma de enriquecimento extraescolar pode contribuir para a acessibilidade educacional e acessibilidade e inclusão na escola destes estudantes. Neste sentido, teve-se por objetivo compreender as estratégias de acessibilidade educacional de estudantes com AH/SD, que participam de Programas de Enriquecimento Extraescolar, na perspectiva dos mesmos. A presente pesquisa justifica-se, entre outros fatores, em virtude de que a relação, Altas Habilidades/Superdotação e acessibilidade educacional, que se realizou nesta investigação não foi encontrada na procura por pesquisas e publicações precedentes (CAPES, 2012). Ainda, no fato de não ser comum encontrar referência às pessoas com AH/SD em documentos específicos norteadores da acessibilidade no nosso país. Quanto à metodologia, a pesquisa foi realizada com base na abordagem qualitativa, assumindo por procedimento metodológico, o estudo de caso e por instrumento para coleta de dados a entrevista semiestruturada (GIL, 2010), já a apreciação dos dados foi feita através da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Como embasamento teórico, os estudos de Freitas e Pérez (2012), Gardner (2010, 2011), Renzulli (2004), Bakhtin (2010), Franchi (2011), dentre outros. Em termos gerais, como principal resultado, teve-se que os programas de enriquecimento extraescolar estudados desenvolvem diferentes e diversas estratégias de acessibilidade educacional voltadas para estudantes com AH/SD, que contribuem significativamente para a constituição da sua acessibilidade educacional, bem como para a sua acessibilidade e inclusão na escola, destacando- se em relação às demais, aquelas relacionadas às oportunidades e valorização da expressão das AH/SD nas diferentes linguagens.
Collections
The following license files are associated with this item: