dc.creator | Santos, Caue de Camargo dos | |
dc.date.accessioned | 2023-03-15T11:35:00Z | |
dc.date.available | 2023-03-15T11:35:00Z | |
dc.date.issued | 2022-11-22 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28194 | |
dc.description.abstract | This thesis operates a writing with images and composes blocks of sensations
(DELEUZE; GUATTARI, 2010). to produce pathways and make life thrive during this
study. The research method used is investigation-creation, which brings out processes
that are inscribed in the body, in the face of displacements, experiments, thoughts,
places, and in the intersections of bodies, bringing to life existing ways of working with
teaching, art and research amidst the intensities of life. It is the record of a body that
investigates from memories forged while teaching. In addition, it problematizes what
memories can do, or how they return to the body, and what feelings and sensations
are provoked in these educational processes. In this way, it starts from a body state in
which the artist-teacher thinks about and produces his classes through processes that
involve the triggering of memory and creation processes. These ways of existing cross
the body of this artist-teacher and trigger the following question: what can a bodystudio of an artist-teacher do when performing through memories? This writing
composed with images is affected by the notion of body present in the Spinozist
thought (SPINOZA, 2021); the researcher's body is taken by the notion of bodywithout-organs (DELEUZE, 2002) when it is thrown into memories and dragged into a
past that extends into the present, thus betting on the concept of memory as duration
(BERGSON, 1999). In this way, the experiments carried out in the research produce
intersections, which inscribe thoughts and talk about what a body-studio can do when
this artist-teacher studies, reads, dances, vibrates, composes, teaches his classes: lives
and writes on lines of intensity that intersect this investigation-creation and instigates
the body to want to experiment,reach limits and forge new combinations in the face
of exhaustion (DELEUZE, 2010). In the area of education and art, when dealing with
'the data' of memory and experience, added to this philosophical scope of time, it is
possible to compose plans, instances and ways of thinking and problematizing the
curriculum, the class, the students' production, compose another organicity in the
time-space of the class. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Corpo-ateliê | por |
dc.subject | Educação e arte | por |
dc.subject | Memória | por |
dc.subject | Performance | por |
dc.subject | Professor-artista | por |
dc.subject | Body-studio | eng |
dc.subject | Artist-teacher | eng |
dc.subject | Memory | eng |
dc.subject | Education and art | eng |
dc.title | Corpo-ateliê: memórias performadas por um professor-artista | por |
dc.title.alternative | Body-studio: memories performed by a teacher-artist | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | Esta tese opera uma escrita com imagens e ao compor blocos de sensações
(DELEUZE; GUATTARI, 2010), produz entradas e faz proliferar a vida em meio a este
estudo. Acolhe enquanto método a investigação-criação que faz brotar processos
que se inscrevem no corpo diante dos deslocamentos, das experimentações, dos
pensamentos, dos lugares, nas intercessões dos corpos, fazendo existir modos de
obrar com a docência, a arte e a pesquisa em meio às intensidades da vida. É um
corpo que investiga a partir das memórias forjadas no percurso da docência, além de
problematizar o que podem as memórias, ou como elas retornam ao corpo, e que
intensidades/ atravessamentos são provocados nesses processos educativos. Nesse
caminho, parte-se de um estado corporal que, enquanto performatividade, o
professor-artista pensa e produz suas aulas através de acionamentos de memória e
processos de criação. Esses modos de existir atravessam o corpo deste professorartista e, fazem disparar a seguinte indagação: como professor-artista, o que pode
um corpo-ateliê ao performar-se por memórias? Ao compor essa escrita com
imagens, a noção de corpo é afetada pelo pensamento espinosista (SPINOZA, 2021);
o corpo do pesquisador é impulsionado pela noção de corpo-sem-órgãos (DELEUZE,
2002) a criar um corpo-ateliê que é lançado às memórias e arrastado a um passado
que se prolonga no presente, assim, apostando no conceito de memória como
duração (BERGSON, 1999). Desse modo, o emaranhado das experimentações
operadas na pesquisa produz atravessamentos, que inscrevem um pensamento e
versam sobre o que pode a noção de corpo-ateliê quando este professor-artista
estuda, lê, dança, vibra, compõe, tenciona suas aulas: vive... escreve sobre linhas de
intensidade que entrecruzam esta investigação-criação e instigam o corpo a querer
experimentar e a alcançar limites e forjar novas combinações diante dos
esgotamentos (DELEUZE, 2010). No campo da educação e da arte, ao tratar ‘os dados’
da memória e experiência, aliado a esse escopo filosófico do tempo, é possível
compor planos, instâncias e modos de se pensar e problematizar o currículo, a
produção dos/das estudantes, compor outra organicidade no tempo-espaço da aula. | por |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Marilda Oliveira de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7835230852202032 | por |
dc.contributor.referee1 | Hartmann, Luciana | |
dc.contributor.referee2 | Neuscharank, Angelica | |
dc.contributor.referee3 | Mossi, Cristian Poletti | |
dc.contributor.referee4 | Pereira, Marcelo de Andrade | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2679841630287632 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |