O novo Ensino Médio: entre as normativas/orientações para a reestruturação curricular e a prática didático-pedagógica de professores da formação geral básica
View/ Open
Date
2022-12-15Primeiro membro da banca
Zambon, Luciana Bagolin
Segundo membro da banca
Koepsel, Eliana Cláudia Navarro
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta pesquisa foi elaborada com base nos estudos realizados no âmbito do Grupo de
Estudos, Pesquisa e Intervenções, Inovação Educacional, Práticas Educativas e
Formação de Professores (INOVAEDUC), e está vinculado ao Projeto Guarda-Chuva
“Necessidades para o Trabalho Docente em Escolas Públicas para a Permanência
Efetiva e a Aprendizagem Qualificada dos Alunos de Ensino Médio no Brasil
(NETRADOCEM)”. A etapa do Ensino Médio na Educação Básica brasileira é alvo de
constantes mudanças e reformas, em específico uma que recentemente vêm
preenchendo os espaços de debates sobre a educação no Brasil, a saber: a reforma
curricular do Ensino Médio, mais conhecido como o Novo Ensino Médio, vindo a
público para conhecimento de todos por meio da Medida Provisória nº 746 de 22 de
setembro de 2016 e posteriormente convertida na Lei de nº 13.415 de 16 de fevereiro
de 2017. Dentre os fatores que contribuíram para a definição do foco de pesquisa “A
prática didático-pedagógica de professores da Formação Geral Básica no contexto da
implementação do Novo Ensino Médio” está o entendimento de que o processo de
reforma pode gerar múltiplas compreensões nos contextos escolares, além de
problemas relacionados a sua implementação. Dessa forma, julgamos necessário que
esse processo seja analisado com enfoque, principalmente, na prática docente e nas
adaptações realizadas na organização didático-pedagógica dos professores da
Formação Geral Básica (FGB) do Ensino Médio em meio a “competição” entre os
novos componentes curriculares e os componentes “tradicionais” da FGB. Em
consonância, foi proposto o objetivo de “Estabelecer relações entre
normativas/orientações legais referentes ao Novo Ensino Médio e as práticas didáticopedagógicas desenvolvidas por professores da Formação Geral Básica em escolas
pertencentes à 17ª Coordenadoria Regional de Educação”. Realizou-se a coleta e
análise de informações por meio de entrevistas com os professores atuantes no Novo
Ensino Médio de escolas da Rede Escolar Pública Estadual do Rio Grande do Sul
(REPE/RS), pertencentes à 17ª Coordenadoria Regional de Educação. Definiu-se
como local da pesquisa a Escola Estadual de Educação Básica Professor Francisco
José Damke da cidade de São Paulo das Missões, RS. Para o tratamento e análise
das informações coletadas, utilizou-se os aportes metodológicos da Teoria
Fundamentada (Grounded Theory - GT) traduzida pelo grupo INOVAEDUC como
Teorização Enraizada nas Informações (TEI).
Collections
The following license files are associated with this item: