Prova Brasil de Língua Portuguesa: desdobramentos e possíveis impactos nas práticas docentes
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Data
2017-08-16Primeiro coorientador
Sarturi, Rosane Carneiro
Primeiro membro da banca
Dalla Corte, Marilene Gabriel
Segundo membro da banca
Canan, Silvia Regina
Terceiro membro da banca
Costa, Joacir Marques da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho trata de como os desdobramentos das políticas de avaliação externa podem movimentar possíveis reformulações nos planos de estudos das escolas da rede municipal de ensino de São Pedro do Sul. O problema da pesquisa surgiu a partir das reflexões sobre as políticas públicas de avaliação em larga escala no Brasil. Como objetivo geral buscou-se compreender os desdobramentos das políticas de avaliação em larga escala, particularmente a Prova Brasil de Língua Portuguesa, no que concerne às possíveis reformulações nos planos de estudos das escolas da rede municipal de ensino de São Pedro do Sul. No contexto das avaliações em larga escala há muitas discussões acerca da qualidade e/ou padronização, porém nesta pesquisa optou-se por um enfoque na efetivação da política enquanto possível balizadora de planos de estudos da Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental. A metodologia de enfoque qualitativo apoiou-se na pesquisa documental e bibliográfica, utilizando como instrumentos de coleta de dados questionários individuais, e grupos focais. Como referencial para o estudo documental, considerou-se a legislação relacionada às políticas públicas educacionais que dão suporte a Prova Brasil, para o referencial teórico recorreu-se aos autores que tratam do tema políticas públicas educacionais, políticas de avaliação em larga escala, gestão educacional e qualidade. Observou-se que a avaliação externa pode contribuir para a reformulação dos planos de estudos de Língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental da rede municipal de São Pedro do Sul, uma vez que provocou discussões acerca de seu ensino considerando o contexto no qual estamos inseridos, baseados em políticas públicas educacionais, gerando como produto uma reorganização do plano de estudos dos anos finais do ensino fundamental da disciplina de Língua Portuguesa.
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