A produção do estranho no cenário da educação
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Data
2013-01-25Primeiro membro da banca
Victorio Filho, Aldo
Segundo membro da banca
Moschen, Simone Zanon
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O estranho é um afeto que pode ser provocado pela Arte e interpretado pela Psicanálise. Posto isso, a presente dissertação de mestrado ocupa-se da abordagem e construção do estatuto do estranho e da sua implicação no contexto educativo. A pesquisa apresenta como objetivo geral: discorrer sobre a produção do estranho no cenário da Educação, sob o ponto de vista teórico, verificando, desse modo, quais seriam as amarras conceituais do estranho em diferentes campos de saber. Tem como objetivos específicos: buscar de que forma o estranho se constitui subjetivamente; investigar quais as possíveis reações ao estranho que surge no encontro com o outro; descobrir em que medida as reações ao estranho poderiam se relacionar a problemáticas educacionais; explorar, através do próprio estranho, desenlaces para tais problemáticas no cenário da Educação. A pesquisa se embasa em uma revisão bibliográfica de categoria ético-estética do estranho a fim de compreender tanto alguns conflitos de ordem relacional no âmbito da educação, como a potência do estranho para esse campo de saber. A introdução do fenômeno do estranho no contexto educativo permite, antes da aplicação de metodologias de ensino e de intervenções pedagógicas, o olhar e a atenção sobre uma questão primordial para um âmbito de atividades educativas, que se refere justamente ao cenário, cenário este formado por sujeitos em relação. Assim, não é fora do cenário que vão se encontrar as soluções para os problemas da educação, mas em cada cenário específico, constituído por alunos específicos e por um professor específico, em contato num mesmo tempo e espaço.
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