dc.creator | Lazzarotto, Katiâni do Carmo | |
dc.date.accessioned | 2023-03-22T14:29:33Z | |
dc.date.available | 2023-03-22T14:29:33Z | |
dc.date.issued | 2022-12-19 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28328 | |
dc.description.abstract | This Master's research developed in the Post-graduate Program in Education (PPGE),
Research Line LP3 - Inclusion, Special Education and Difference, at the Universidade
Federal de Santa Maria - UFSM, constitutes another investigation produced in the
scope of the Research Group Difference, Education, and Culture - DEC/CNPq/UFSM.
This research aims to understand the meanings about school constructed by students
who have graduated from the EMEF Chácara das Flores and the possibilities of
existence and resistance produced as an effect of what was lived there. It is a research
theoretically and methodologically anchored in the Post-Structuralist perspective,
inspired by authors such as the philosopher Michael Foucault and national researchers
who base their research on Foucauldian studies, such as Walter Kohan, Silvio Gallo,
Alfredo José da Veiga-Neto, among others. Inspired by Ferraço and Alves (2015), this
study proposed a redefinition of the meanings and understandings of doing research
in education, by dedicating itself to research with and not about the school. In this vein,
the research was built from meetings with former students of the school enabling the
production of the analyzed empirical materiality (students' narratives; drawings;
posters; etc.). During the analytical exercise, it was possible to understand that the
meanings of these subjects about this school are crossed by feelings that result from
the experiences experienced with themselves and with others, which point to gratitude;
enchantment for this space that reveals itself permeated by the "principle of love" and
that cultivates the "principle of equality" (KOHAN, 2019); safety; comfort; admiration,
respect, and appreciation for this place and for the other subjects who are there;
perception of inclusion operating as a principle to all subjects; idea of overcoming for
oneself, with others, and the school; and the feeling that this space could have done
even more for everyone. This is a school that seeks to enhance the existences that go
through it, understanding that the relationships that are forged there should not be
centered in a vertical hierarchical logic. Nobody is less or more important, therefore
the existences present in this space can gain strength of resistance against the
unequal and vulnerable life that is built for them outside the school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Vulnerabilidade social | por |
dc.subject | Resistência | por |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Social vulnerability | eng |
dc.subject | Resistance | eng |
dc.title | O que pode a escola? Um olhar sobre práticas inclusivas e vidas vulnerabilizadas | por |
dc.title.alternative | What can school do? A look at inclusive practices and vulnerable lives | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa de Mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em
Educação (PPGE), Linha de Pesquisa LP3 – Inclusão, Educação Especial e
Diferença, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), constitui-se como mais
uma investigação produzida no âmbito do Grupo de Pesquisa Diferença, Educação e
Cultura – DEC/CNPq/UFSM. O objetivo foi o de compreender os significados sobre
escola construídos por alunos egressos da EMEF Chácara das Flores e as
possibilidades de existência e resistência produzidas como efeito do vivido nela, tratase de uma pesquisa ancorada teórico-metodologicamente na perspectiva Pósestruturalista, com inspiração em autores como o filósofo Michael Foucault e
pesquisadores nacionais que embasam suas pesquisas a partir dos estudos
foucaultianos, como Walter Kohan, Silvio Gallo, Alfredo José da Veiga-Neto, dentre
outros. A partir da inspiração em Ferraço e Alves (2015), esse estudo propôs uma
ressignificação sobre os sentidos e compreensões de se fazer pesquisa em educação,
ao se dedicar a pesquisar com e não sobre a escola. Nessa esteira, a pesquisa foi
construída a partir de encontros com alunos egressos da escola possibilitando a
produção da materialidade empírica analisada (narrativas dos alunos; desenhos;
cartazes; etc). Durante o exercício analítico foi possível compreender que os
significados desses sujeitos sobre essa escola estão atravessados por sentimentos
que resultam das vivências experienciadas consigo e com os outros, que apontam
gratidão; encantamento por esse espaço que se revela permeado pelo “princípio do
amor” e que cultiva o “princípio da igualdade” (KOHAN, 2019); segurança; conforto;
admiração, respeito e apreço por esse lugar e pelos outros sujeitos que ali estão;
percepção da inclusão operando como princípio a todos os sujeitos; ideia de
superação para consigo, com os outros e a escola; e o sentimento de que esse espaço
poderia ter feito ainda mais por todos. Trata-se de uma escola que procura
potencializar as existências que a atravessam, compreendendo que as relações que
nela se forjam não deveriam ser centralizadas em uma lógica hierárquica vertical.
Ninguém é menos ou mais importante, logo, as existências presentes nesse espaço
podem ganhar força de resistência diante da vida desigual e vulnerável que se constrói
para elas fora da escola. | por |
dc.contributor.advisor1 | Menezes, Eliana da Costa Pereira de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5996369654576945 | por |
dc.contributor.referee1 | Hattge, Morgana Domênica | |
dc.contributor.referee2 | Camillo, Camila Righi Medeiros | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7848664978263372 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |