Mostrar registro simples

dc.creatorLazzarotto, Katiâni do Carmo
dc.date.accessioned2023-03-22T14:29:33Z
dc.date.available2023-03-22T14:29:33Z
dc.date.issued2022-12-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28328
dc.description.abstractThis Master's research developed in the Post-graduate Program in Education (PPGE), Research Line LP3 - Inclusion, Special Education and Difference, at the Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, constitutes another investigation produced in the scope of the Research Group Difference, Education, and Culture - DEC/CNPq/UFSM. This research aims to understand the meanings about school constructed by students who have graduated from the EMEF Chácara das Flores and the possibilities of existence and resistance produced as an effect of what was lived there. It is a research theoretically and methodologically anchored in the Post-Structuralist perspective, inspired by authors such as the philosopher Michael Foucault and national researchers who base their research on Foucauldian studies, such as Walter Kohan, Silvio Gallo, Alfredo José da Veiga-Neto, among others. Inspired by Ferraço and Alves (2015), this study proposed a redefinition of the meanings and understandings of doing research in education, by dedicating itself to research with and not about the school. In this vein, the research was built from meetings with former students of the school enabling the production of the analyzed empirical materiality (students' narratives; drawings; posters; etc.). During the analytical exercise, it was possible to understand that the meanings of these subjects about this school are crossed by feelings that result from the experiences experienced with themselves and with others, which point to gratitude; enchantment for this space that reveals itself permeated by the "principle of love" and that cultivates the "principle of equality" (KOHAN, 2019); safety; comfort; admiration, respect, and appreciation for this place and for the other subjects who are there; perception of inclusion operating as a principle to all subjects; idea of overcoming for oneself, with others, and the school; and the feeling that this space could have done even more for everyone. This is a school that seeks to enhance the existences that go through it, understanding that the relationships that are forged there should not be centered in a vertical hierarchical logic. Nobody is less or more important, therefore the existences present in this space can gain strength of resistance against the unequal and vulnerable life that is built for them outside the school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectVulnerabilidade socialpor
dc.subjectResistênciapor
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectSocial vulnerabilityeng
dc.subjectResistanceeng
dc.titleO que pode a escola? Um olhar sobre práticas inclusivas e vidas vulnerabilizadaspor
dc.title.alternativeWhat can school do? A look at inclusive practices and vulnerable liveseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa de Mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Linha de Pesquisa LP3 – Inclusão, Educação Especial e Diferença, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), constitui-se como mais uma investigação produzida no âmbito do Grupo de Pesquisa Diferença, Educação e Cultura – DEC/CNPq/UFSM. O objetivo foi o de compreender os significados sobre escola construídos por alunos egressos da EMEF Chácara das Flores e as possibilidades de existência e resistência produzidas como efeito do vivido nela, tratase de uma pesquisa ancorada teórico-metodologicamente na perspectiva Pósestruturalista, com inspiração em autores como o filósofo Michael Foucault e pesquisadores nacionais que embasam suas pesquisas a partir dos estudos foucaultianos, como Walter Kohan, Silvio Gallo, Alfredo José da Veiga-Neto, dentre outros. A partir da inspiração em Ferraço e Alves (2015), esse estudo propôs uma ressignificação sobre os sentidos e compreensões de se fazer pesquisa em educação, ao se dedicar a pesquisar com e não sobre a escola. Nessa esteira, a pesquisa foi construída a partir de encontros com alunos egressos da escola possibilitando a produção da materialidade empírica analisada (narrativas dos alunos; desenhos; cartazes; etc). Durante o exercício analítico foi possível compreender que os significados desses sujeitos sobre essa escola estão atravessados por sentimentos que resultam das vivências experienciadas consigo e com os outros, que apontam gratidão; encantamento por esse espaço que se revela permeado pelo “princípio do amor” e que cultiva o “princípio da igualdade” (KOHAN, 2019); segurança; conforto; admiração, respeito e apreço por esse lugar e pelos outros sujeitos que ali estão; percepção da inclusão operando como princípio a todos os sujeitos; ideia de superação para consigo, com os outros e a escola; e o sentimento de que esse espaço poderia ter feito ainda mais por todos. Trata-se de uma escola que procura potencializar as existências que a atravessam, compreendendo que as relações que nela se forjam não deveriam ser centralizadas em uma lógica hierárquica vertical. Ninguém é menos ou mais importante, logo, as existências presentes nesse espaço podem ganhar força de resistência diante da vida desigual e vulnerável que se constrói para elas fora da escola.por
dc.contributor.advisor1Menezes, Eliana da Costa Pereira de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5996369654576945por
dc.contributor.referee1Hattge, Morgana Domênica
dc.contributor.referee2Camillo, Camila Righi Medeiros
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7848664978263372por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International