dc.creator | Berleze, Eliana Avinio | |
dc.date.accessioned | 2023-03-22T14:34:26Z | |
dc.date.available | 2023-03-22T14:34:26Z | |
dc.date.issued | 2022-11-28 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28330 | |
dc.description.abstract | This dissertation is part of the LP2 research line, entitled: Gestão Pedagógica e
Contextos Educativos, of the Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e
Gestão Educacional, Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão
Educacional, of the Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). It presents as a
theme the sustainable bio-ecological environments in the context of teaching during
the pandemic of COVID 19, considering the perspectives of the teachers of a municipal
public school in Santa Maria-RS. It presents a research problem: To what extent did
the remote experiences build new knowledge and doings during the pandemic of
COVID - 19, considering the perspectives of teachers of a municipal public school of
Campo preschool? As a general research objective: To understand how remote
experiences have constructed new knowledge and doings during the pandemic of
COVID 19, considering the teachers' perspectives in a municipal school of Campo
Infantil Education. The proposed methodology is characterized as a qualitative study,
considering the methodology of Research-Training in Reflective Group (MACIEL,
2006) and the PPCT Model, by Urie Bronfenbrenner. The theoretical basis brings the
studies of Urie Bronfenbrenner, with the Bioecological Theory of Human Development,
Malaguzzi (1999, 2005) and Barbosa (2009) with the concept of childhood school,
Maciel and Avinio (2019) with the concept of ambiance. This dissertation it is intended
to reflect and qualify teaching practices, contributing to the improvement of Early
Childhood Education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ambiências | por |
dc.subject | Pandemia | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Ambiences | eng |
dc.subject | Pandemic | eng |
dc.subject | Child education | eng |
dc.title | Docência na educação infantil durante a pandemia da Covid-19: investigação-formação em ambiências bioecológicas | por |
dc.title.alternative | Teaching in early childhood education during the covid-19 pandemic: research-training in bio-ecological environments | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa LP2, intitulada: Gestão Pedagógica e
Contextos Educativos, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e
Gestão Educacional, Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão
Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Apresenta como tema
as ambiências bioecológicas sustentáveis no contexto da docência durante a
pandemia da COVID 19, tendo em vista as perspectivas das docentes de uma escola
pública municipal de Santa Maria-RS. Apresenta como problemática de pesquisa: Em
que medida as experiências remotas construíram novos saberes e fazeres durante a
pandemia da COVID - 19, considerando as perspectivas docentes de uma escola
pública municipal de Educação Infantil Campo? Como Objetivo geral da pesquisa:
Compreender como as experiências remotas construíram novos saberes e fazeres
durante a pandemia da COVID 19, considerando as perspectivas docentes de uma
escola pública municipal de Educação Infantil do Campo. A metodologia proposta
caracteriza-se por ser um estudo qualitativo, considerando a metodologia de
Investigação-Formação em Grupo Reflexivo (MACIEL, 2006) e o Modelo PPCT, de
Urie Bronfenbrenner. A base teórica traz os estudos de Urie Bronfenbrenner, com a
Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, Malaguzzi (1999, 2005) e Barbosa
(2009) com o conceito de escola da infância, Maciel e Avinio (2019) com o conceito
de ambiência. A partir dessa dissertação pretende-se refletir e qualificar as práticas
docentes, contribuindo para a melhoria da Educação Infantil. | por |
dc.contributor.advisor1 | Rocha-Veiga, Adriana Moreira da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9245252793422468 | por |
dc.contributor.referee1 | Avinio, Carina de Souza | |
dc.contributor.referee2 | Marquezan, Lorena Ines Peterini | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1687818863513182 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |