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dc.creatorBerleze, Eliana Avinio
dc.date.accessioned2023-03-22T14:34:26Z
dc.date.available2023-03-22T14:34:26Z
dc.date.issued2022-11-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28330
dc.description.abstractThis dissertation is part of the LP2 research line, entitled: Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, of the Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, of the Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). It presents as a theme the sustainable bio-ecological environments in the context of teaching during the pandemic of COVID 19, considering the perspectives of the teachers of a municipal public school in Santa Maria-RS. It presents a research problem: To what extent did the remote experiences build new knowledge and doings during the pandemic of COVID - 19, considering the perspectives of teachers of a municipal public school of Campo preschool? As a general research objective: To understand how remote experiences have constructed new knowledge and doings during the pandemic of COVID 19, considering the teachers' perspectives in a municipal school of Campo Infantil Education. The proposed methodology is characterized as a qualitative study, considering the methodology of Research-Training in Reflective Group (MACIEL, 2006) and the PPCT Model, by Urie Bronfenbrenner. The theoretical basis brings the studies of Urie Bronfenbrenner, with the Bioecological Theory of Human Development, Malaguzzi (1999, 2005) and Barbosa (2009) with the concept of childhood school, Maciel and Avinio (2019) with the concept of ambiance. This dissertation it is intended to reflect and qualify teaching practices, contributing to the improvement of Early Childhood Education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAmbiênciaspor
dc.subjectPandemiapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectAmbienceseng
dc.subjectPandemiceng
dc.subjectChild educationeng
dc.titleDocência na educação infantil durante a pandemia da Covid-19: investigação-formação em ambiências bioecológicaspor
dc.title.alternativeTeaching in early childhood education during the covid-19 pandemic: research-training in bio-ecological environmentseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação insere-se na linha de pesquisa LP2, intitulada: Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Apresenta como tema as ambiências bioecológicas sustentáveis no contexto da docência durante a pandemia da COVID 19, tendo em vista as perspectivas das docentes de uma escola pública municipal de Santa Maria-RS. Apresenta como problemática de pesquisa: Em que medida as experiências remotas construíram novos saberes e fazeres durante a pandemia da COVID - 19, considerando as perspectivas docentes de uma escola pública municipal de Educação Infantil Campo? Como Objetivo geral da pesquisa: Compreender como as experiências remotas construíram novos saberes e fazeres durante a pandemia da COVID 19, considerando as perspectivas docentes de uma escola pública municipal de Educação Infantil do Campo. A metodologia proposta caracteriza-se por ser um estudo qualitativo, considerando a metodologia de Investigação-Formação em Grupo Reflexivo (MACIEL, 2006) e o Modelo PPCT, de Urie Bronfenbrenner. A base teórica traz os estudos de Urie Bronfenbrenner, com a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, Malaguzzi (1999, 2005) e Barbosa (2009) com o conceito de escola da infância, Maciel e Avinio (2019) com o conceito de ambiência. A partir dessa dissertação pretende-se refletir e qualificar as práticas docentes, contribuindo para a melhoria da Educação Infantil.por
dc.contributor.advisor1Rocha-Veiga, Adriana Moreira da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9245252793422468por
dc.contributor.referee1Avinio, Carina de Souza
dc.contributor.referee2Marquezan, Lorena Ines Peterini
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1687818863513182por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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