dc.contributor.advisor | Morschbacher, Márcia | |
dc.creator | Ribeiro, Maique Argenta | |
dc.date.accessioned | 2023-04-04T18:26:26Z | |
dc.date.available | 2023-04-04T18:26:26Z | |
dc.date.issued | 2023-02-03 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28554 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | This is a bibliographical research that analyzes the theoretical-methodological
contributions of the historical-critical pedagogy and the critical-overcoming approach to
Physical Education in Rural Education, in order to understand the links and relationships
between them. The conception of the human being as a social being, the concepts of
humanization and educational work were addressed. Rural Education is analyzed,
understanding it from the concrete movement of rural workers for education policies. It is
concluded that the historical-critical pedagogy and the critical-overcoming approach present
contributions to support the pedagogical work of corporal culture in the Rural Schools in the
perspective of omnilateral formation and the overcoming of class society. | eng |
dc.description.abstract | Se trata de una investigación bibliográfica que analiza los aportes teóricosmetodológicos de la pedagogía histórico-crítica y del enfoque crítico-superador de la Educación
Física en la Educación Rural, con el fin de compreender los vínculos y relaciones entre ellos.
Se aborda la concepción del ser humano como ser social, los conceptos de humanización y
trabajo educativo. Aún así, se analiza la Educación Rural, entendiéndola desde el movimiento
concreto de los trabajadores rurales por las políticas educativas. Se concluye que la pedagogía
histórico-crítica y el enfoque crítico-superador presentan aportes para sustentar el trabajo pedagógico de la cultura corporal en las Escuelas Rurales en la perspectiva de la formación
omnilateral y la superación de la sociedad de clases | spa |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação do campo | por |
dc.subject | Educação física escolar | por |
dc.subject | Pedagogia histórico-crítica | por |
dc.subject | Abordagem crítico-superadora | por |
dc.subject | Field education | eng |
dc.subject | School physical education | eng |
dc.subject | Historical-critical pedagogy | eng |
dc.subject | Criticalovercoming approach | eng |
dc.subject | Educación rural | spa |
dc.subject | Educación física escolar | spa |
dc.subject | Pedagogía histórico-crítica | spa |
dc.subject | Enfoque crítico-superador | spa |
dc.title | A educação física na educação do campo: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora | por |
dc.title.alternative | Physical education in countryside education: contributions of historical-critical pedagogy and critical-overcoming approach | eng |
dc.title.alternative | La educación física en la educación en el campo: aportes de la pedagogía históricocrítica y del enfoque crítico-de superación | spa |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que analisa as contribuições teóricometodológicas da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora para a
Educação Física na Educação do Campo, de modo a compreender os nexos e relações existentes
entre elas. Aborda-se a concepção de ser humano como ser social, os conceitos de humanização
e de trabalho educativo. Ainda, analisa-se a Educação do Campo compreendendo-a a partir do
movimento concreto dos trabalhadores do campo por políticas de educação. Conclui-se que a
pedagogia histórico-crítica e a abordagem crítico-superadora apresentam aportes para
fundamentar o trabalho pedagógico da cultura corporal nas Escolas do Campo na perspectiva
da formação omnilateral e da superação da sociedade de classes. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |