Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMorschbacher, Márcia
dc.creatorRibeiro, Maique Argenta
dc.date.accessioned2023-04-04T18:26:26Z
dc.date.available2023-04-04T18:26:26Z
dc.date.issued2023-02-03
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28554
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2023.por
dc.description.abstractThis is a bibliographical research that analyzes the theoretical-methodological contributions of the historical-critical pedagogy and the critical-overcoming approach to Physical Education in Rural Education, in order to understand the links and relationships between them. The conception of the human being as a social being, the concepts of humanization and educational work were addressed. Rural Education is analyzed, understanding it from the concrete movement of rural workers for education policies. It is concluded that the historical-critical pedagogy and the critical-overcoming approach present contributions to support the pedagogical work of corporal culture in the Rural Schools in the perspective of omnilateral formation and the overcoming of class society.eng
dc.description.abstractSe trata de una investigación bibliográfica que analiza los aportes teóricosmetodológicos de la pedagogía histórico-crítica y del enfoque crítico-superador de la Educación Física en la Educación Rural, con el fin de compreender los vínculos y relaciones entre ellos. Se aborda la concepción del ser humano como ser social, los conceptos de humanización y trabajo educativo. Aún así, se analiza la Educación Rural, entendiéndola desde el movimiento concreto de los trabajadores rurales por las políticas educativas. Se concluye que la pedagogía histórico-crítica y el enfoque crítico-superador presentan aportes para sustentar el trabajo pedagógico de la cultura corporal en las Escuelas Rurales en la perspectiva de la formación omnilateral y la superación de la sociedad de clasesspa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.subjectPedagogia histórico-críticapor
dc.subjectAbordagem crítico-superadorapor
dc.subjectField educationeng
dc.subjectSchool physical educationeng
dc.subjectHistorical-critical pedagogyeng
dc.subjectCriticalovercoming approacheng
dc.subjectEducación ruralspa
dc.subjectEducación física escolarspa
dc.subjectPedagogía histórico-críticaspa
dc.subjectEnfoque crítico-superadorspa
dc.titleA educação física na educação do campo: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadorapor
dc.title.alternativePhysical education in countryside education: contributions of historical-critical pedagogy and critical-overcoming approacheng
dc.title.alternativeLa educación física en la educación en el campo: aportes de la pedagogía históricocrítica y del enfoque crítico-de superaciónspa
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoTrata-se de uma pesquisa bibliográfica que analisa as contribuições teóricometodológicas da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora para a Educação Física na Educação do Campo, de modo a compreender os nexos e relações existentes entre elas. Aborda-se a concepção de ser humano como ser social, os conceitos de humanização e de trabalho educativo. Ainda, analisa-se a Educação do Campo compreendendo-a a partir do movimento concreto dos trabalhadores do campo por políticas de educação. Conclui-se que a pedagogia histórico-crítica e a abordagem crítico-superadora apresentam aportes para fundamentar o trabalho pedagógico da cultura corporal nas Escolas do Campo na perspectiva da formação omnilateral e da superação da sociedade de classes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto