Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSagrillo, Daniele Rorato
dc.creatorRufino, Geovana Guterres
dc.date.accessioned2023-04-04T19:05:58Z
dc.date.available2023-04-04T19:05:58Z
dc.date.issued2023-01-30
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28557
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2023.por
dc.description.abstractIt is aimed to analyze how the theme of the evaluation in school Physical Education is addressed in scientific production, proposing to verify the conceptions of evaluation, purposes, indications of an evaluation considered adequate and examples/propositions of instruments for the evaluation in school Physical Education. For this, a qualitative research was conducted, of the State of Knowledge type (ROMANOWSKI; ENS, 2006), which aimed to systematize the production in scientific journals, from A2 to B3 strata, according to the classification of journals, quadrennium 2013 and 2016, of Capes. This search was complemented in SciELO, DOAJ and Educ@ indexes, resulting in 54 articles for analysis (BARDIN, 2016). It was evidenced as results, of greater expressiveness, that the conceptions refer to human formation; the purposes, to the teaching-learning process; the "ideal" models linked to the objectives of the Pedagogical Policy Project and the curricular component, as well as the valorization of the specificities of this discipline, opposing the common format of minimalist and excluding evaluation; the examples appear in the vast majority with a qualitative bias. It is concluded that the production on evaluation has gaps, mainly because most of the publications do not contain elements to understand the conceptions and purposes of evaluation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEscola básicapor
dc.subjectEvaluationeng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectElementary schooleng
dc.titleAvaliação na educação física escolar: análise da produção científica da áreapor
dc.title.alternativeEvaluation in school physical education: analysis of the scientific production of the areaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoObjetiva-se analisar como a temática da avaliação em Educação Física escolar é abordada na produção científica, propondo-se a verificar as concepções de avaliação, finalidades, indicativos de uma avaliação considerada adequada e exemplos/proposições de instrumentos para a avaliação em Educação Física escolar. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de tipo Estado do Conhecimento (ROMANOWSKI; ENS, 2006), que visou sistematizar a produção em periódicos científicos, de estratos A2 a B3, conforme classificação de periódicos, quadriênio 2013 e 2016, da Capes. Essa busca foi complementada nos indexadores SciELO, DOAJ e Educ@, resultando em 54 artigos para análise (BARDIN, 2016). Evidenciou-se como resultados, de maior expressividade, que as concepções se referem à formação humana; as finalidades, ao processo de ensino-aprendizagem; os modelos “ideais” vinculados aos objetivos do Projeto Político Pedagógico e do componente curricular, bem como de valorização das especificidades dessa disciplina, contrapondo-se ao formato corriqueiro de avaliação minimalista e excludente; os exemplos figuram em ampla maioria com viés qualitativo. Conclui-se que a produção sobre a avaliação possui lacunas, principalmente, pelo fato de grande parte das publicações não conterem elementos para depreender concepções e finalidades da avaliação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto