Interdisciplinaridade: dificuldades e perspectivas (Uma reflexão sobre a questão interdisciplinar na escola)
Fecha
2005-10Autor
Marques, Teresinha Roselis Menezes
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Decorre, este trabalho, de pesquisas bibliográficas sobre o tema:
Interdisciplinaridade - dificuldades e perspectivas. Ao tecer os fios teóricos de
referência sobre o assunto, aludo, sinteticamente, sobre a evolução histórica da
Interdisciplinaridade na educação brasileira, citando Fazenda, Zabala, Alarcão,
Japiassú, Moraes, Gadotti, Lück, Santomé e Petraglia, autores que abordam o tema
com propriedade, argumentos convincentes e promissores. Acenam que, para a
prática ser exitosa, ela precisa contar com o coletivo escolar, basear-se no diálogo,
reflexão, comprometimento, parceria e pesquisa. A abordagem parte do pressuposto
de que a organização escolar, adotando a forma disciplinar para realizar a
construção do conhecimento, fragmenta-o. Distanciadas da realidade, as idéias e
ações se tornam estéreis às aprendizagens dos alunos. A interdisciplinaridade
enseja que o conhecimento seja concebido em sua globalidade, tendo vínculos com
a vida, tornando o processo ensino-aprendizagem dinâmico e mais fascinante.
Inúmeras dificuldades impedem a prática interdisciplinar, mas em contrapartida, se
os professores compreenderem que esta inovação está mais coerente com a
realidade pessoal e social do aluno, podendo servir de estímulo à sua participação,
interesse, produção e sucesso, certamente, irão incorporá-la ao seu fazer
pedagógico.
Colecciones
- Educação [46]
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