Análise do conhecimento teórico-metodológico dos professores em Educação Física do CEFD/ UFSM em relação à sua prática pedagógica
Abstract
Este estudo se justifica pelo interesse em contribuir com as modificações do currículo do curso de EF-Licenciatura Plena do CEFD/UFSM, no sentido da qualificação dos métodos de ensino dos futuros professores de EF que atuarão na escola. Temos como objetivo analisar se os professores do CEFD possuem clareza quanto ao conhecimento teórico-metodológico utilizado na elaboração e desenvolvimento de sua prática pedagógica. Com este fim, utilizamos uma entrevista estruturada no esquema paradigmático apresentado por Gamboa (2002), onde analisamos os pressupostos ontológicos dos professores do CEFD. A análise demonstrou, entre outros aspectos, que os referidos professores não demonstram clareza quanto ao conhecimento teórico-metodológico utilizado na sua ação pedagógica. Isso se justifica pelo fato de existirem incoerências em suas falas, demonstrando que não há articulação entre seus pressupostos ontológicos, o que, ao nosso ver, reflete diretamente no ensino da EF na escola.
Collections
- Educação Física Escolar [200]
The following license files are associated with this item: