As tecnologias da informação e comunicação como motivadoras da aprendizagem em sala de aula
Resumen
Muitos alunos resistem diante da forma de ensino e aprendizagem na escola e muitos professores estão acostumados com o método tradicional de ensinar e ainda apresentam dificuldades em aprender outro modo de ensinar, diferente daquele que sempre utilizaram. O presente artigo de natureza descritiva exploratória traz como tema “As tecnologias da informação como motivadoras da aprendizagem em sala de aula” tem como objetivo geral compreender como as TICs podem atuar como motivadoras na aprendizagem de crianças e adolescentes de 7ª e 8ª do ensino fundamental. Conforme a pesquisa realizada para esse estudo foi possível concluir que muitos foram os fatores citados pelos alunos que motivam sua aprendizagem, entre eles métodos que aguçam todos os sentidos. Também foi constatado que as aulas que mais agradam os alunos são justamente as mais ricas de ferramentas visuais e auditivas. Diante disso, hoje, mais do que nunca, os professores precisam rever o que constituiu o fundamento de sua prática e criar novos meios de conhecer e relacionar-se com os conhecimentos e com os aprendizes.