Memórias de uma equipe diretiva na pandemia da Covid-19: grupo dialogal como estratégia para a gestão escolar
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Date
2022-12-14Primeiro membro da banca
Lunardi, Elisiane Machado
Segundo membro da banca
Marquezan, Fernanda Figueira
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Esta dissertação de Mestrado está vinculada ao grupo de pesquisa Docência, Escola e Formação de
professores (DOCEFORM) e ao programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão
Organizacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na linha de pesquisa LP2 - Gestão
Pedagógica e Contextos Educativos. Teve como objeto de pesquisa a gestão escolar e como sujeitos
de investigação gestores que atuam na equipe diretiva de uma escola de ensino fundamental da rede
municipal de Santa Maria/RS. Esta pesquisa objetiva compreender como que as constantes
mudanças na dinâmica escolar e gestão de recursos (humanos, materiais e pedagógicos) realizadas
por uma equipe diretiva ao longo da pandemia da Covid-19, podem contribuir com a gestão escolar
por meio de memórias do período pandêmico transformadas em experiências gestoras. Desta forma,
os fundamentos teóricos que sustentam este estudo buscam ampliar a compreensão de educação,
de escola e de gestão escolar, bem como, os princípios da gestão democrático-participativa e as
contribuições da gestão estratégica para a gestão escolar, sendo balizados especialmente por
Libâneo (1998; 2008; 2012), Paro (1996; 2007; 2016), Lück (2000; 2008; 2010; 2012; 2014), Estevão
(1998), Frigotto (2021) e Ghedin (2022). O problema de pesquisa intenciona responder quais
estratégias de gestão decorrentes da pandemia da Covid-19 podem ser incorporadas com um caráter
potencializador para a gestão escolar, a partir das experiências de uma equipe diretiva.
Metodologicamente, este estudo se pauta em uma pesquisa exploratória, formativa, autobiográfica e
de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de uma pesquisa de campo, apoiando-se para isto,
especialmente nas conceituações trazidas por Gil (2002; 2008), Ghedin (2022), Passeggi (2011;
2019) e Josso (2006; 2009; 2010). Os dados de pesquisa emergem também de documentos, mas
principalmente, da autobiografia dos sujeitos que integram esta investigação, através de narrativas
suscitadas por meio de grupos dialogais e de cartas pedagógicas, utilizando as contribuições teóricas
de Schütze (2010), Gaskell e Bauer (2015), Weller e Pfaff (2010), entre outros autores. As
informações coletadas são exploradas à luz da análise textual discursiva (Moraes e Galiazzi 2006;
2007), sendo os resultados de pesquisa apresentados como narrativas autobiográficas. As
conclusões deste estudo denotam estratégias de planejamento adotadas pela equipe diretiva ao
longo da pandemia da Covid-19 que impactaram positivamente dimensões da escola que integra este
estudo. No que tange a dimensão pedagógica, a coordenação pedagógica aproximou-se mais do
planejamento docente, bem como, de alunos e de suas famílias. Na dimensão dos recursos
materiais/financeiros, observou-se que o adequado redirecionamento dos recursos frente à nova
conjuntura escolar durante a pandemia contribuiu para a segurança sanitária na escola e alcance dos
objetivos pedagógicos junto à comunidade escolar. No que se refere a dimensão dos recursos
humanos, é possível destacarmos a relevância da comunicação empática, participativa e democrática
para a condução das práticas gestoras e de planejamento que foram adotadas pela equipe diretiva
que integra esta pesquisa. Esta pesquisa salienta ainda, a relevância de estimular espaços de diálogo
e planejamento entre os integrantes da equipe diretiva, denominados como grupos dialogais, nos
quais, estes gestores possam fortalecer a comunicação, a empatia e a flexibilidade, como
condicionantes importantes para o planejamento. Ademais, os movimentos desse estudo viabilizam o
produto de pesquisa denominado “Grupo dialogal como estratégia de planejamento da gestão
escolar”, como um plano norteador das práticas gestoras baseadas nos princípios da gestão
democrática e participativa, que inclui a realização de grupos dialogais como espaços periódicos de
comunicação, humanização e formação da equipe diretiva, de modo a contribuir para a qualificação
do planejamento na gestão escolar.
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