Política de comunicação na universidade: implementação e alinhamento estratégico nos veículos institucionais da UFSM (2018-2020)
View/ Open
Date
2023-03-22Primeiro membro da banca
Carvalho, Luciana Menezes
Segundo membro da banca
Belochio, Vivian de Carvalho
Terceiro membro da banca
Ghisleni, Taís Steffenello
Quarto membro da banca
Coronel, Daniel Arruda
Metadata
Show full item recordAbstract
A proposta desta pesquisa tem como tema a Política de Comunicação na Universidade
delimitada na implementação da Política de Comunicação da UFSM na Coordenadoria de
Comunicação e Alinhamento Estratégico nos Veículos Institucionais da UFSM. A questão
central proposta para problematizar o tema está definida na seguinte pergunta: Como se
deu a implementação da Política de Comunicação e o alinhamento estratégico nos Veículos
Institucionais da UFSM? A justificativa para sua execução se dá pelo seu recorte inédito,
que é analisar a implementação da Política de Comunicação na UFSM e o alinhamento
estratégico dos Veículos de Comunicação da Universidade resultante deste processo. O
objetivo geral deste estudo é investigar a implementação da Política de Comunicação e o
alinhamento estratégico nos Veículos Institucionais da UFSM. Os objetivos específicos são:
a) Caracterizar o PDI (2016-2026) da UFSM, destacando os seus desafios; b) Caracterizar a
Política de Comunicação da UFSM, de modo a descrever suas diretrizes; c) Descrever os
Veículos Institucionais da UFSM e sua Política Editorial; d) Identificar, por meio de
questionário, como se deu a implementação da Política de Comunicação na Coordenadoria
de Comunicação da UFSM e a construção e implementação da Política Editorial dos
Veículos de Comunicação; e) Identificar, por meio de questionário, como se deu o
alinhamento estratégico entre a Política de Comunicação da UFSM e as Políticas Editoriais
da Coordenadoria de Comunicação e dos seus Veículos e f) Estabelecer o grau de
Alinhamento Estratégico nos Veículos Institucionais da UFSM utilizando o modelo adaptado,
de Labovitz e Rosansky (1997). Referente à metodologia trata-se de uma pesquisa aplicada,
de abordagem qualitativa, podendo ser definida quanto aos objetivos como pesquisa
exploratória, referente aos procedimentos trata-se de um Estudo de Caso. Esse estudo
revelou a importância da construção de uma Política Editorial, ação que resultou no
alinhamento estratégico nos Veículos de Comunicação, evidenciado nos resultados desta
pesquisa, a qual pode ser pauta de estudos posteriores, que possam auxiliar outros setores,
que tratam da comunicação das universidades brasileiras.
Collections
The following license files are associated with this item: