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dc.contributor.advisorDal Forno, Gedson Mario Borges
dc.creatorMachado, Zaida Elisa Garske
dc.date.accessioned2017-05-16T11:27:51Z
dc.date.available2017-05-16T11:27:51Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2869
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThe teaching which appropriate media, favors the creation of recreational environments and attractive rewarding, stimulating the integral development of the student. The word game in its essence doesn’t have a specific meaning, or special attention, but in the entire history of mankind has always been considered a game for moments of leisure, of joy, of representation, satisfaction. The game is necessary for our development process, has a vital function for the individual, especially as a means of assimilation of reality, and be culturally useful to society as an expression of community ideals. Virtual games are presented as one of several pedagogical alternatives that may be offered to the student, contemplating the true meaning of its use as favorable to the teaching-learning process. From this perspective became a study to see how often students and teachers use technology resources in the classroom, choosing the discipline of geography in a class of 6th grade of the State Elementary School Coronel Urbano das Chagas of Dom Pedrito. Through questionnaires applied to students and the teacher, was possible to verify the no use of new technologies in the teaching-learning process as well as the limited use of the digital room. Looking to diversify the work methodology were suggested virtual games, to adapt the subjects worked in the discipline in order to encourage interaction and participation of students in the acquisition of new knowledge.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJogos virtuaispor
dc.subjectMetodologiapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titleJogos virtuais: estratégias de ensino da geografiapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoO ensino que se apropria de meios lúdicos favorece a criação de ambientes gratificantes e atraentes, estimulando o desenvolvimento integral do educando. A palavra jogo em sua essência não apresenta um significado específico, nem destaque especial, porém em toda a história da humanidade sempre se entendeu por jogo um momento de lazer, de alegria, de representação, de satisfação. O jogo é necessário ao nosso processo de desenvolvimento, tem uma função vital para o indivíduo, principalmente como forma de assimilação da realidade, além de ser culturalmente útil para a sociedade como expressão de ideais comunitários. Os jogos virtuais apresentam-se como uma das várias alternativas pedagógicas que podem ser oferecidas ao educando, contemplando o verdadeiro sentido de sua utilização como favorável ao processo ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva fez-se um estudo para verificar com que frequência os alunos e professores utilizam recursos tecnológicos em sala de aula, escolhendo a disciplina de Geografia em uma turma de 6ª série da E.E.E.F. Coronel Urbano das Chagas de Dom Pedrito. Através de questionários, aplicados aos alunos e à professora, foi possível constatar a não utilização das novas tecnologias no processo ensinoaprendizagem, bem como a pouca utilização da sala digital. Pensando em diversificar a metodologia de trabalho foram sugeridos jogos virtuais, que se adaptassem aos assuntos trabalhados na disciplina, de maneira a motivar a interação e a participação dos alunos na aquisição de novos conhecimentos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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