dc.contributor.advisor | Dal Forno, Gedson Mario Borges | |
dc.creator | Machado, Zaida Elisa Garske | |
dc.date.accessioned | 2017-05-16T11:27:51Z | |
dc.date.available | 2017-05-16T11:27:51Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2869 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | The teaching which appropriate media, favors the creation of recreational
environments and attractive rewarding, stimulating the integral development of
the student. The word game in its essence doesn’t have a specific meaning, or
special attention, but in the entire history of mankind has always been
considered a game for moments of leisure, of joy, of representation, satisfaction.
The game is necessary for our development process, has a vital function for the
individual, especially as a means of assimilation of reality, and be
culturally useful to society as an expression of community ideals. Virtual
games are presented as one of several pedagogical alternatives that may be
offered to the student, contemplating the true meaning of its use as favorable to
the teaching-learning process. From this perspective became a study to see how
often students and teachers use technology resources in the classroom,
choosing the discipline of geography in a class of 6th grade of the State
Elementary School Coronel Urbano das Chagas of Dom Pedrito.
Through questionnaires applied to students and the teacher, was possible to
verify the no use of new technologies in the teaching-learning process as well as
the limited use of the digital room. Looking to diversify the work
methodology were suggested virtual games, to adapt the subjects worked in the
discipline in order to encourage interaction and participation of students in the
acquisition of new knowledge. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Jogos virtuais | por |
dc.subject | Metodologia | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.title | Jogos virtuais: estratégias de ensino da geografia | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O ensino que se apropria de meios lúdicos favorece a criação de ambientes
gratificantes e atraentes, estimulando o desenvolvimento integral do educando. A
palavra jogo em sua essência não apresenta um significado específico, nem
destaque especial, porém em toda a história da humanidade sempre se entendeu
por jogo um momento de lazer, de alegria, de representação, de satisfação. O jogo
é necessário ao nosso processo de desenvolvimento, tem uma função vital para o
indivíduo, principalmente como forma de assimilação da realidade, além de ser
culturalmente útil para a sociedade como expressão de ideais comunitários. Os
jogos virtuais apresentam-se como uma das várias alternativas pedagógicas que
podem ser oferecidas ao educando, contemplando o verdadeiro sentido de sua
utilização como favorável ao processo ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva
fez-se um estudo para verificar com que frequência os alunos e professores
utilizam recursos tecnológicos em sala de aula, escolhendo a disciplina de
Geografia em uma turma de 6ª série da E.E.E.F. Coronel Urbano das Chagas de
Dom Pedrito. Através de questionários, aplicados aos alunos e à professora, foi
possível constatar a não utilização das novas tecnologias no processo ensinoaprendizagem,
bem como a pouca utilização da sala digital. Pensando em
diversificar a metodologia de trabalho foram sugeridos jogos virtuais, que se
adaptassem aos assuntos trabalhados na disciplina, de maneira a motivar a
interação e a participação dos alunos na aquisição de novos conhecimentos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |