Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZucolo, Rosana Cabral
dc.creatorMartins, Eunice Cristina Pereira
dc.date.accessioned2017-05-16T11:47:54Z
dc.date.available2017-05-16T11:47:54Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2871
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis paper analyses the newspaper as a pedagogical learning strategy in elementary school and its importance in improving reading. This is an essential activity in the classroom, as the newspaper as an instrument of knowledge and information transmission must be present in school life. This print form of media identifies and explains many everyday facts witnessed by the student. Ideally, all schools would have one or two subscriptions to newspapers at students' disposal. With this material at hand there are numerous ways to interact pedagogically. A teacher reader should find ways to create future readers. Based on library research and feedback from focus groups, it was possible to experience the universe of non-formal knowledge, which acts as a trigger of cognitive learning. The paper also discusses cross-cutting themes, as well as suggests teaching strategies for their approach and the development of students' ability to interpret what they read and development of critical readin.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJornalpor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.titleO emprego do jornal no ensino fundamental na escola Caramuru - Condor - RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoO artigo reflete sobre o jornal como estratégia pedagógica de aprendizagem no ensino fundamental e como o mesmo é importante no aprimoramento da leitura, sendo esta uma atividade essencial em sala de aula. O jornal como instrumento de transmissão de conhecimentos e informações precisa estar presente na vida escolar. Com este material em mãos existem inúmeras maneiras de interagir pedagogicamente, possibilitando ao professor leitor encontrar maneiras de criar futuros leitores. Com base nas pesquisas bibliográficas e nas opiniões dos grupos focais constituídos por professores do ensino fundamental da Escola Caramuru, na cidade de Condor, no Rio Grande do Sul, foi possível uma experiência com o universo dos saberes não formais, que funcionam como acionadores cognitivos da aprendizagem. Também se faz menção sobre os temas transversais, assim como se sugere estratégias pedagógicas para a sua abordagem e o desenvolvimento da capacidade de interpretar o que lêem e o amadurecimento da leitura critica por parte do educando.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples