[Re]significação da educação infantil no projeto político-pedagógico da EMEF professor Adelmo Simas Genro
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Data
2022-12-15Primeiro membro da banca
Vestena, Rosemar de Fátima
Segundo membro da banca
Dalla Corte, Marilene Gabriel
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa foi desenvolvida na linha de Políticas e Gestão da Educação Básica do Mestrado Profissional, que faz parte do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e de Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e integra os estudos do Grupo de Pesquisa REDES/CNPq. O estudo norteou-se pela seguinte problemática: Quais elementos contribuem para a [re]significação do Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Adelmo Simas Genro, com relação à Educação Infantil (EI), a partir de uma proposta dialógica auto(trans)formativa? Assim, o objetivo geral visa responder à questão apresentada, compreendendo justamente quais são esses elementos. Como objetivos específicos, definiram-se: Realizar um mapeamento de produções científicas com base no estado do conhecimento; reconhecer as principais políticas públicas para a Educação Infantil de qualidade, bem como os aspectos fundantes de sua trajetória histórica e da concepção da infância; promover círculos dialógicos na EMEF, na perspectiva de processos auto(trans)formativos quanto à Educação Infantil no PPP; reconhecer concepções e políticas institucionais da Educação Infantil, visando a construção de Elementos Orientadores para a [re]estruturação do PPP da EMEF. Os processos metodológicos estão embasados na abordagem qualitativa (FLICK, 2013). Para o processo dialógico, foram utilizados os Círculos Dialógicos Investigativo-Formativos (HENZ, 2015) e a Hermenêutica Filosófica (HERMANN, 2002) para análise e interpretação da dialogicidade. Realizou-se a análise de documentos segundo os preceitos de (GIL, (2002) e a pesquisa do Estado do Conhecimento (LUNA, 2002). O referencial teórico está organizado com base nos marcos legais, em (KRAMER, 2005), (IMBERNÓN, 2011), (FREIRE, 1996, 2021), (RINALDI, 2020), (PROENÇA, 2018), entre outros. Como resultado da pesquisa foi criado o Produto Educacional, os Elementos Orientadores estruturados a partir dos diálogos e reflexões das coautoras: objetivos da Educação Infantil; concepção de Educação Infantil, de criança, de infância, de inclusão e proposta pedagógica; organização dos tempos, espaços e materialidades; avaliação da criança, da escola, das práticas pedagógicas; formação docente entre outros temas transversais. Evidenciou-se que a formação em contexto e a construção dos Elementos Orientadores por meio dos Círculos Dialógicos propiciou a auto(trans)formação docente e do contexto profissional. Portanto, nos (re)constituímos professoras e [re]significamos nossas práxis pedagógica na relação umas com as outras (JOSSO, 2010). Os Elementos irão embasar a [re]estruturação do PPP, tornando possível se escrever uma nova história para etapa da Educação Infantil na EMEF Prof. Adelmo Simas Genro, assim como, em outras instituições que se nortearem por este Produto Educacional.
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