O reconhecimento do estudante com altas habilidades/superdotação e transtorno do espectro do autismo: o contexto do ensino superior
Fecha
2023-01-27Primeiro membro da banca
Moreira, Laura Ceretta
Segundo membro da banca
Pavão, Silvia Maria de Oliveira
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O presente trabalho trata sobre o reconhecimento das características de altas
habilidades/superdotação (AH/SD) e Transtorno do Espectro Autista (TEA) em
estudantes inseridos no ensino superior. Essa dissertação foi desenvolvida no
Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional. Ao pensar nesses
alunos, tem-se a intenção de perceber as implicações dessas características em seu
processo de aprendizagem. Diante disso, o trabalho teve como objetivo geral analisar
a trajetória educacional de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação e
Transtorno do Espectro Autista inseridos no ensino superior e o reconhecimento
dessa condição neste espaço. O referencial teórico que embasou esta pesquisa tem
como principais autores: Renzulli (2014), Bulhões (2018), Virgolim (2007), Nakano
(2021), Garcias (2020), entre outros. Para a realização deste trabalho, optou-se pela
abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, a partir de uma entrevista e um
questionário com os estudantes com estas características inseridos na Subdivisão de
Acessibilidade, a qual faz parte da Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd) na
Universidade Federal de Santa Maria. Logo, a análise foi realizada por categorias,
através da análise de conteúdo (BARDIN, 2006). Percebeu-se que, nas falas dos
participantes, são evidenciadas diversas características da dupla condição,
evidenciando as suas demandas e características específicas. Assim, o estudante
com dupla condição deve, primeiramente, ser reconhecido nos espaços e, logo, os
profissionais terem conhecimento sobre suas especificidades a fim de contemplar
suas demandas pedagógicas. Como produto deste trabalho, foi elaborado um material
informativo sobre a dupla condição com objetivo de auxiliar o reconhecimento deste
estudante como também as práticas educacionais dos docentes; foi sugerido também
um formulário – “Formulário para o aluno em atendimento na CAEd - Dupla condição”
para utilização no setor.
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