Formação continuada de professores (as) da educação infantil da rede municipal de ensino de Alegrete/RS: perspectivas da qualidade das práticas pedagógicas
Visualizar/ Abrir
Data
2022-12-14Primeiro membro da banca
Rodrigues, Ana Cristina da Silva
Segundo membro da banca
Leão, Débora Ortiz de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Neste projeto, desenvolvido na Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior,
do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM-RS), aborda-se a temática Formação Continuada de Professores da
Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Alegrete/RS: Perspectivas da Qualidade das
Práticas Pedagógicas. Intencionou-se, como objetivo geral, analisar a relevância e os impactos na
efetividade do fazer pedagógico das ações de formação continuada, ofertadas na rede municipal de
ensino de Alegrete/RS. Como objetivos específicos, conhecer e analisar os programas de Formação
Continuada, ofertados aos professores da Educação Infantil, oferecidos pela Secretaria Municipal de
Educação; compreender de que maneira foram implementados critérios de seleção dos programas de
Formação Continuada que a Rede Municipal de ensino de Alegrete, RS, ofertada aos profissionais da
Educação Infantil; avaliar os possíveis impactos dos programas de Formação Continuada no fazer
pedagógico dos professores da Educação Infantil e, por fim, elaborar o Produto final, com base na
metodologia de abordagem qualitativa, do tipo Estudo de Caso e bibliográfico, na rede municipal,
contexto do campo de atuação. As técnicas foram utilizadas para a elaboração e realização de
questionários, direcionados aos sujeitos da pesquisa, professores (as) da Educação Infantil da préescola da rede municipal de ensino e representantes da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e
Lazer de Alegrete/RS (SECEL). O referencial teórico está organizado com base na legislação da Lei
de Diretrizes e Bases da Educação – LDB (9.394/96), Base Nacional Comum Curricular (2017) e em
autores, como Oliveira (2002;2008), Kramer (1999), Campos (1999) e, na metodologia, Gil (2002),
entre outros. Para analisar os dados construídos, utilizou-se a abordagem da Análise de Conteúdos
de Bardin (1977). Os resultados apontaram que a maioria dos participantes entendeu que os cursos
de formação não foram relevantes e não produziram impactos significativos em suas práticas, devido
à inadequação das temáticas para a realidade da Educação Infantil. Como produto final, construiu-se
um documento orientador com sugestões para a SECEL (Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e
Lazer) a respeito de momentos formativos sobre a concepção de infância, reforçando a importância
do processo de Formação Continuada. Assim, por meio de iniciativas desta natureza, é possível obterse um espaço de discussão, reflexão e de consciência aos educadores em geral, propósito do tema
abordado nesta pesquisa.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: