dc.contributor.advisor | Machado, Roberto Luiz | |
dc.creator | Silva, Lucélia Brum da | |
dc.date.accessioned | 2023-05-03T12:16:58Z | |
dc.date.available | 2023-05-03T12:16:58Z | |
dc.date.issued | 2005-06-22 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28912 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | In this work, I board the question of the Interdisciplinary that corcern
the challenges and obstacles inherent in this practice. Then I search in the
theorist productions definitions about the refer subject in the attempt of
establisch a conception about what do you understand for Interdisciplinary
like methodological perspective.
Similary through of the questionnaire, I attempt to rescue the conception
that the teachers of the Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto
Vitor Costa, in Caçapava do Sul/RS, have about this thematic and of this
proposal through of this Pedagogical Politics Project.
The development this work permited a reflexion about the practice
teaching interdisciplinar in the school. This reflexion brought afloat the urgent
necessity of the unification of the conception that the school and the teachers
have of the Interdisciplinary for that will be possible the achievement of the
consistent and engaged work in this perspective. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Interdisciplinaridade | por |
dc.title | A interdisciplinaridade no contexto escolar: desafios, obstáculos e possibilidades | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação | por |
dc.description.resumo | Neste trabalho, abordo a questão da Interdisciplinaridade
principalmente no que tange os desafios e obstáculos inerentes a sua prática.
Para tanto, busco nas produções teóricas definições sobre o referido tema na
tentativa de estabelecer uma concepção sobre o que se entende por
Interdisciplinaridade como perspectiva metodológica.
Paralelamente através de um questionário, tento resgatar a concepção
que os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Vitor
Costa, em Caçapava do Sul/RS, têm a cerca desta temática e de sua
aplicabilidade na prática escolar bem como a forma que a escola aborda esta
proposta através do seu Projeto Político Pedagógico.
O desenvolvimento deste trabalho permitiu uma reflexão sobre a
prática docente interdisciplinar na escola. Tal reflexão trouxe à tona a
necessidade urgente de uma unificação da concepção que a escola e os
professores tem da Interdisciplinaridade para que seja possível a realização de
um trabalho coerente e comprometido dentro desta perspectiva. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |