Navegação Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação por área do CNPQ "700800000006"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 177
-
A história de vida de J.: a aquisição da língua de sinais em período tardio
(2017-12-05)Este artigo de Conclusão de Curso apresenta a história de vida de J., um menino surdo que conheceu a Língua de Sinais somente aos oito anos, e que, até então, não possuía diagnóstico no que tange à surdez. Neste contexto, ... -
Ensaios (auto) biográficos: passos e traços do cenário de uma professora em formação
(2021-07-05)O presente Trabalho de Conclusão de Curso se caracteriza pela produção de uma narrativa autobiográfica pela qual me proponho a descrever elementos de minha história de vida. Dirigindo o foco sobre o meu próprio processo ... -
(Auto)Formação docente em tempos de pandemia: relato autobiográfico do estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental
(2021)Este trabalho de conclusão de curso aborda a temática dos estágios supervisionados nos cursos de formação docente. Especificamente, tem como objeto um estágio supervisionado realizado por meio remoto nos Anos Iniciais do ... -
A inclusão de alunos com autismo: um trabalho transdisciplinar na escola
(2017-01-12)Com a atual Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, as escolas vêm sendo desafiadas a se reorganizarem em favor do processo de escolarização de todos os alunos. Desta forma, para que ... -
O processo de construção da aprendizagem de alunos com autismo incluídos nos anos iniciais do Ensino Fundamental
(2018-12-11)A escola inclusiva é aquela que abre espaço para as diferenças e pensa em todas as crianças, incluindo aqueles sujeitos que apresentam necessidades educacionais especiais. O processo de construção da aprendizagem de ... -
Afetividade e relação professor-aluno na educação infantil
(2019-01-02)O presente trabalho faz uma reflexão sobre minhas experiências quanto a afetividade entre professor/aluno na educação infantil, que busca compreender o motivo pelo qual os alunos depositam tanto afeto para com o professor ... -
Análises sobre a aprendizagem do aluno com DI em processo de inclusão escolar
(2016-12-20)O presente trabalho objetiva discutir a aprendizagem do aluno com Deficiência Intelectual - DI em processo de inclusão escolar e teve sua origem nas experiências vivenciadas durante a realização do Estágio Supervisionado ... -
Autismo e Educação Infantil: algumas tessituras a partir de pareceres pedagógicos
(2018-12-11)Este trabalho de conclusão de curso busca pesquisar a grande importância para a educação, por tratar de questões que envolvem a inclusão das crianças com autismo no contexto escolar, evidenciando uma reflexão sobre as ... -
Progressão continuada e trabalho pedagógico: enfrentamentos e desafios na alfabetização inicial
(2018-12-21)Este estudo teve como objetivo compreender as implicações da progressão continuada na organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização. Para isso, elencamos como objetivos específicos: identificar os desafios ... -
Ciências da natureza em vivências de uma turma montessoriana de crianças bem pequenas.
(2022-08-15)Este trabalho busca relatar experiências vivenciadas em uma turma Montessoriana de crianças bem pequenas, visando mostrar como as Ciências da Natureza aparecem neste espaço educativo, considerando as metodologias de ensino ... -
Práticas pedagógicas na perspectiva da educação inclusiva: narrativas de professoras
(2017-12-14)Esta pesquisa surge de inquietações acerca das políticas da educação especial que vem desafiando o contexto escolar. Em especial, na nossa investigação, tratamos sobre as concepções e práticas pedagógicas que estão sendo ... -
A produção de conteúdo pedagógico nas mídias sociais: um relato de experiência a partir do instagram.
(2022-07-29)Este trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno da Universidade Federal de Santa Maria teve como tema “A produção de conteúdo pedagógico no Instagram”. Trouxe como objetivo geral analisar as ... -
A gestão educacional diante dos desafios da inclusão escolar
(2023-12-18)Este trabalho investiga questões que demonstram os novos e necessários rumos da nossa Educação, investigar as ações e estratégias da gestão escolar no processo de inclusão e utilizou-se de documentos e leis no que se refere ... -
Reflexões sobre o brincar como proposta de ação pedagógica com crianças de 1º ano do Ensino Fundamental
(2018-11-10)Esse trabalho tem o objetivo de analisar a importância do brincar no desenvolvimento da criança e os desafios desse processo na transição da educação infantil para o ensino fundamental sem causar rupturas que possam ... -
O jogo como desencadeador de aprendizagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
(2016-12-14)Esta pesquisa foi desenvolvida a partir dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade e Atividade Orientadora de Ensino, assim como outros autores que abordam em seus estudos a organização do ensino ... -
Família e escola: uma importante e necessária relação
(2019-01-11)Este projeto de pesquisa atende ao trabalho de conclusão do curso de Pedagogia (Noturno) da Universidade Federal de Santa Maria, que trata da temática sobre a relação da família com a escola. O objetivo geral constituiu-se ... -
… e sobre o desenvolvimento cognitivo das crianças: dificuldades de aprendizagem ou dificuldades de ensinagem?
(2021-12-21)Este estudo ancora-se em um estudo exploratório e bibliográfico sobre a temática das dificuldades de aprendizagem específicas na Educação Básica. Baseando-se nos estudos de Rotta (2016,2018) e Hudson (2019), busquei discutir ... -
A biofilia na educação com crianças: uma pesquisa narrativa decolonial
(2022-01-25)Este trabalho versa sobre a temática da biofilia e tem por objetivo compreender as significações da natureza construídas pelas crianças no contexto de uma proposta pedagógica. A pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo ... -
(Re)descobrindo o brincar: reflexões a partir do estágio supervisionado em educação infantil
(2021-07-08)O presente trabalho apresenta como tema a importância do brincar na Educação Infantil, constituindo-se a partir das experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado em Educação Infantil, desenvolvido na turma Pré, nível ... -
Valorização profissional e feminização dos professores: um estudo a partir do curso normal do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, de Santa Maria/RS, entre 1901 e 1970
(2018-12-13)Esta pesquisa tem como foco analisar como se constitui a valorização profissional dos professores no Curso Normal do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac - IEEOB, de Santa Maria/RS, entre 1947 e 1970. Para entender ...