dc.contributor.advisor | Silva, Tânia Moura da | |
dc.creator | Salles, Manuela Bolico | |
dc.date.accessioned | 2023-05-12T11:35:59Z | |
dc.date.available | 2023-05-12T11:35:59Z | |
dc.date.issued | 2005 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29060 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Controladoria, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | With the advent of the commercial liberality and the treated health
as a market, operators of health plans (legal entity that operate private
plans of assistance the health) had that to fit its products, services or
contracts, in accordance with Law 9,656/98, that it regulates the medical
assistance, hospital and odontológica in the Brazilian market. This new
reality caused the search for the excellency in the given services, being
basic the total quality in the organizations. This article approaches the
improve managemental that must be used in the Operators of Plans of
Health so that the exerted activities take care of to the administrative cycle
organizacional, or either, planning execution control versus operational
tactician strategical. As methodology one applies models of internal
Control and Operational Auditorship and Management. One uses referencial theoretician based on medical texts and account-administrative
for better agreement of the information to multidiscipline and on the final
considerações, one demonstrates benefits in the application of this system
of management and ratifies it necessity of the integration in the involved
areas (medicates, druggist, nursing and administrative) inside of the operators of health plans. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Operadoras de planos de saúde | por |
dc.subject | Procedimentos | por |
dc.subject | Controles | por |
dc.subject | Atribuições | por |
dc.subject | Necessidades | por |
dc.subject | Operators of health plans | eng |
dc.subject | Procedures | eng |
dc.subject | Control | eng |
dc.subject | Attributions | eng |
dc.subject | Necessity | eng |
dc.title | Controle intero nas operadoras de planos de saúde | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Controladoria | por |
dc.description.resumo | Com o advento da liberdade comercial e a saúde tratada como um
mercado, operadoras de planos de saúde (pessoa jurídica que operam
planos privados de assistência a saúde) tiveram que enquadrar seus
produtos, serviços ou contratos, de acordo com a Lei 9.656/98, que
regulamenta a assistência médica, hospitalar e odontológica no mercado
brasileiro. Essa nova realidade ocasionou a busca pela excelência nos
serviços prestados, sendo fundamental a qualidade total nas
organizações. Este artigo aborda a otimização gerencial que deve ser
utilizada nas Operadoras de Planos de Saúde para que as atividades
exercidas atendam ao ciclo administrativo e organizacional, ou seja,
planejamento, execução e controle versus operacional, tático e
estratégico. Como metodologia aplica-se modelos de Controle interno e
de Auditoria Operacional e de Gestão. Utiliza-se referencial teórico
baseado em textos médicos e contábil-administrativo para melhor
entendimento das informações multidisciplinares. Nas considerações
finais, demonstra-se benefícios na aplicação deste sistema de
gerenciamento e ratifica-se a necessidade da integração nas áreas
envolvidas (médica, farmacêutica, enfermagem e administrativa) dentro
das operadoras de planos de saúde. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |