Formação continuada de professores: a construção do conhecimento compartilhado em uma escola de São João do Polêsine, RS
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Data
2023-02-17Primeiro coorientador
Bolzan, Doris Pires Vargas
Primeiro membro da banca
Powaczuk, Ana Carla Hollweg
Segundo membro da banca
Dalla Corte, Marilene Gabriel
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação está inserida na Linha de Pesquisa LP2: Gestão Pedagógica e
Contextos Educativos, do curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e
Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. Sua temática é a
formação continuada de professores, tendo como enfoque a aprendizagem docente.
Como objetivo geral buscou-se compreender os elementos necessários para que as
professoras e gestoras da EMEF Pedro Paulo Pradella aprendam por meio de um
trabalho colaborativo. Os objetivos específicos foram identificar as necessidades
formativas das professoras e gestoras da EMEF Pedro Paulo Pradella, reconhecer
de que forma os processos formativos impactam na construção de suas
aprendizagens e como elas constituem a rede de relações produzida na escola. O
produto educacional da pesquisa foi propor estratégias formativas capazes de
possibilitar o trabalho docente colaborativo. A metodologia foi fundamentada na
abordagem qualitativa, por meio de uma pesquisa narrativa sociocultural. Os
principais autores que fundamentam este trabalho são Bolzan (2002, 2010, 2016,
2019), Freire (1987, 1989, 1996, 2000, 2001, 2021), Imbernóm (2006, 2009),
Vygotsky (1991, 1999, 2000, 2003, 2014), Nóvoa (1995, 2019), Cenci (2016), Cenci
e Damiani (2018), além de marcos regulatórios referentes à formação de
professores de educação básica. O referencial teórico aborda a formação de
professores e o processo permanente de aprendizagem, em sintonia com a teoria
histórico-cultural como base para o trabalho colaborativo. Com a produção e
interpretação dos dados emergiu a categoria Aprendizagem Docente (BOLZAN,
2002) e como dimensões categoriais Formação Docente, Relação Teoria e Prática e
Conhecimento Compartilhado. As principais considerações apontam para os
elementos necessários para a aprendizagem docente, dentre eles está a importância
da relação teoria e prática. A reflexão é o principal componente dessa relação, pois
sem refletir sobre sua prática e sobre as teorias, o professor não aprende, apenas
reproduz de forma mecânica a teoria. Também é possível afirmar que a consciência
do inacabamento e a busca por estudar durante toda a trajetória possibilitam ao
professor tornar-se pesquisador e protagonista de sua prática. Outro elemento
importante é o trabalho colaborativo, o qual oportuniza aos professores o
compartilhamento de saberes e conhecimentos, que, ao serem refletidos
criticamente e internalizados, proporcionam a construção do conhecimento
compartilhado. É por meio dessa rede de relações que o professor aprende a ser
professor, sendo que um único elemento isolado não gera conhecimentos.
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