dc.creator | Moraes, Marizane Medianeira de | |
dc.date.accessioned | 2023-05-23T13:57:17Z | |
dc.date.available | 2023-05-23T13:57:17Z | |
dc.date.issued | 2023-02-15 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29165 | |
dc.description.abstract | This research was developed in the Graduate Program in Public Policy and
Educational Management from a Professional Master's Degree. The study is focused
on school contexts and the practices developed, relating to theory and thus
contributing to the initial and continuing education of teachers, so necessary for the
quality of education offered by school institutions. We seek to understand the views
on childhood in the context of an elementary school that receives young and very
young children, with specific objectives: to know the historicity of the implementation
of the law n. 12.796/2013; to analyze how the conceptions of childhood of teachers
who work in the school are materialized in their work and in their daily lives, and to
propose a process of collaborative construction of the pedagogical proposal that
values childhood and its specificities and continuities. The research is based on a
qualitative approach of exploratory and descriptive nature based on the teachers'
narratives, with the contribution of collaborative research for the construction of the
pedagogical proposal for Early Childhood Education, revising, this way, the school's
Political Pedagogical Project. The used data production procedures/instruments
were: interview and Focus Group. The basis for the discussions and interpretations
of the data considered the theoretical framework from authors such as Minayo (2001,
2013), Sampieri (2013), Gatti (2005), Ibiapina (2016), Freire (1987, 1996, 2000,
2015), Lima (2020), Kramer (2006, 2007, 2011), Mello (2015, 2017). From the
teachers' narratives, it was possible to know and to reflect on the looks cast on
childhood and understand that these looks are collectively constituted, also being
crossed by public policies, teacher training, and the commitment they have to
children's rights. By analyzing the research findings, we identified that some ways of
thinking about children's transitions are related to a teaching and school culture in
which childhood still needs to be taken as the main focus of the work. Based on this,
the product of the research is a Work Plan, which was conceived as a guiding
document in the construction of the pedagogical proposal for Early Childhood
Education and which will contribute to the collaborative reconstruction of the school's
Political Pedagogical Project. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Infância | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Proposta pedagógica | por |
dc.subject | Public policies | eng |
dc.subject | Childhood | eng |
dc.subject | Elementary school | eng |
dc.subject | Pedagogical proposal | eng |
dc.title | Caminhos para pensar a infância no contexto de uma escola de ensino fundamental da rede municipal de Santa Maria/RS | por |
dc.title.alternative | Paths for thinking about childhood in the context of a municipal elementary school in Santa Maria/RS | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa, foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Políticas
Públicas e Gestão Educacional no Mestrado Profissional, o estudo está voltado para
os contextos escolares e as práticas desenvolvidas, relacionando com a teoria e
contribuindo assim, com a formação inicial e continuada de professores e
professoras, tão necessária para a qualidade na educação oferecida pelas
instituições escolares. Buscamos compreender os olhares lançados para a infância
no contexto de uma escola de Ensino Fundamental que atende crianças pequenas e
bem pequenas, tendo como objetivos específicos: conhecer a historicidade da
implementação da lei 12.796/2013; analisar como as concepções de infância das
professoras que atuam na escola se materializam no seu trabalho e no dia a dia e
propor um processo de construção colaborativa da proposta pedagógica que
valorize a infância suas especificidades e continuidades. A pesquisa está
fundamentada em uma abordagem qualitativa de cunho exploratório e descritivo
com base nas narrativas das professoras, com a contribuição da pesquisa
colaborativa para a construção da proposta pedagógica para a Educação Infantil,
revendo, dessa forma o Projeto Político Pedagógico da escola. Os
procedimentos/instrumentos de produção dos dados utilizados foram: entrevista e
Grupo Focal. A base para as discussões e interpretações dos dados esteve
assentada no referencial teórico a partir de autores como Minayo (2001, 2013),
Sampieri (2013), Gatti (2005), Ibiapina (2016), Freire (1987, 1996, 2000, 2015), Lima
(2020), Kramer (2006, 2007, 2011), Mello (2015, 2017). A partir das narrativas das
professoras, foi possível conhecer e refletir os olhares lançados para a infância e
entender que esses olhares vão se constituindo coletivamente, sendo também
atravessados pelas políticas públicas, a formação docente e o compromisso que têm
com os direitos das crianças. Ao analisar os achados da pesquisa, identificamos que
algumas formas de pensar as transições das crianças estão relacionadas a uma
cultura docente e da escola na qual a infância ainda precisa ser tomada como foco
principal do trabalho. A partir disso, o produto da pesquisa é um Roteiro de Trabalho
pensado como um documento orientador na construção da proposta pedagógica da
Educação Infantil e que contribuirá para a reconstrução colaborativa do Projeto
Político Pedagógico da escola. | por |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Graziela Escandiel de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2375135868191425 | por |
dc.contributor.referee1 | Mello, Débora Teixeira de | |
dc.contributor.referee2 | Ahmad, Laila Azize Souto | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6509766384506856 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |