A intencionalidade pedagógica da educaçao física escolar nas séries iniciais do ensino fundamental
Resumo
Objetivamos analisar a intencionalidade pedagógica de professores de Educação Física nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, em relação ao plano de ensino, ao discurso e à prática pedagógica, bem como analisar a coerência entre esses aspectos. A metodologia caracterizou-se pelo enfoque fenomenológico sob a forma de estudo de caso com abordagem qualitativa. Os instrumentos para coleta das informações foram a análise documental (plano de ensino), a entrevista semi-estruturada (discurso) e a observação assistemática (prática pedagógica). Os indicadores que nortearam os três instrumentos de pesquisa foram: os objetivos; os conteúdos; a metodologia; e a avaliação. A interpretação das informações foi a análise de conteúdo. Os participantes foram três professores de Educação Física. Concluímos que: 1) A utilização pelos professores de intencionalidades pedagógicas diferentes, entretanto, a maioria sendo as tradicionais e hegemônicas na Educação Física Escolar; 2) A maioria dos professores não planeja as suas ações docentes; e, 3) A existência de pouca coerência entre o plano de ensino, o discurso e a prática pedagógica dos professores. Dessa forma, podemos projetar, sem querer ser prescritivos, a hipótese da atuação de um professor de Educação Física que desenvolva a cooperação entre os professores envolvidos, desafiando-os a construírem novos significados para a Educação Física Escolar; realizando planejamentos e constantes estudos no cotidiano da escola.
Coleções
- Educação Física Escolar [200]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: